Estudantes da Escola Dom Pedro II participam de vivência cultural na Biblioteca Arthur Vianna
Atividade pedagógica envolveu 47 alunos e reforçou o acesso à leitura e à cultura em Belém
Alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Dom Pedro II, localizada no bairro do Marco, em Belém, participaram nesta sexta-feira (24) de uma visita guiada à Biblioteca Pública Arthur Vianna, na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), dentro do Centur. A iniciativa integra as atividades de encerramento do bimestre escolar.
A ação envolveu 47 estudantes, com idades entre 12 e 17 anos, que puderam conhecer os diversos espaços da biblioteca, como a gibiteca, a fonoteca, a brinquedoteca e ainda participaram de uma sessão especial no Cine Líbero Luxardo, também mantido pela FCP. O objetivo da visita foi estimular o hábito da leitura, promover o contato com diferentes linguagens artísticas e aproximar os alunos dos espaços culturais da capital.
Biblioteca como porta de entrada para múltiplas leituras
Referência como centro de memória, leitura e cultura popular, a Biblioteca Arthur Vianna oferece ao público acervos diversificados, atividades educativas e ações de incentivo à leitura. Diariamente, o espaço recebe estudantes e visitantes interessados em conhecer mais sobre a cultura e a história do Pará.
Durante a visita, os alunos da Escola Dom Pedro II participaram de dinâmicas em ambientes voltados para diferentes públicos e estilos de leitura. A fonoteca, por exemplo, é considerada a primeira da Amazônia e a segunda mais antiga do Brasil, criada em 1987. O local reúne um acervo sonoro valioso, que amplia as possibilidades de acesso à informação e à cultura.
“Hoje nós tivemos a oportunidade de receber alunos da Escola Dom Pedro II, que vivenciaram experiências leitoras na gibiteca, na fonoteca e no espaço infantil. Essa visita teve grande relevância, pois é uma forma também de divulgar esses ambientes e permitir que os estudantes tenham uma leitura de mundo que vá além do livro impresso”, ressaltou Marinilde Barbosa, diretora de Leitura e Informação da FCP.
Educação além da sala de aula
Para a vice-diretora da Escola Dom Pedro II, Karina Bordalo, a atividade proporcionou uma experiência significativa aos alunos, especialmente por envolver espaços que muitos ainda não conheciam.
“Foi maravilhoso oportunizar aos nossos estudantes uma experiência diferente, aproveitando um espaço cultural. Hoje, estamos concluindo uma etapa, e momentos como esse, com sessão de cinema, são muito importantes, porque muitos dos nossos alunos nunca tinham ido a um cinema. Foi uma experiência única, com acesso a atividades pedagógicas e culturais enriquecedoras”, afirmou a gestora.
Texto: Matheus Maciel / Ascom FCP
