Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA
English Version

Força do cacau do Pará está no Salão do Chocolate da França até domingo (2)

Delegação do Pará tem produtores de regiões de Integração, e técnicos da Sedap, que participaram inclusive de rodada de negócios na Embaixada Brasileira

Por Rose Barbosa (SEDAP)
28/10/2025 12h21
Produtores de cacau participam da rodada de negócios, importante para a venda das amêndoas de cacau e seus derivados

A força do cacau da Amazônia, em especial, o produzido no Pará e na Bahia, estará representada no Salão do Chocolate de Paris deste ano. A programação inicia, na noite desta terça-feira (28) e segue até o próximo domingo (2). Do Pará, participam do tradicional evento oito produtores dos municípios de Castanhal, São Francisco do Pará (ambos da região de integração do Rio Guamá); Medicilândia, Uruará, Rurópolis, Pacajá (da região de integração do Xingu); e de Novo Repartimento (da região de integração Lago de Tucuruí).

Na manhã, desta terça-feira (28), os produtores participaram de uma rodada de negócios na embaixada do Brasil na França. A coordenação da missão paraense é da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) que coordena os recursos do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau). O Fundo financia a participação da delegação.

A missão paraense é coordenada pela Sedap, coordenadora os recursos do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Pará (Funcacau)

A participação do Pará integra a Missão Internacional Origem Brasil. Este é o 30º ano do tradicional salão, considerado o mais importante do segmento. A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais do Pará, sediada na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), também integra a delegação paraense. 

Brasil terá homenagens no Salão do Chocolate de Paris

O Brasil será homenageado nesta edição comemorativa do salão em reconhecimento ao incentivo à produção de cacau que é uma das mais ativas do mundo. A homenagem marca, ainda, a realização da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).

Como parte da programação na França, produtores do Pará participaram de rodadas de negociação na Embaixada do Brasil

Os chocolatiers Léo Vilea e Tati Benazzi – que participaram na edição deste ano em Belém do Festival do Cacau e do Chocolate em Altamira e em Belém - realizado em parceria entre a Sedap e a Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa) – vão apresentar no Salão do Chocolate a obra “Guardiões da Floresta”. A escultura feita com mais de 300 kg de chocolate presta homenagem à biodiversidade amazônica.

O Brasil produziu em 2024, aproximadamente 298 mil toneladas de amêndoas de cacau, com destaque ao Pará que é o maior produtor do país, conforme os mais recentes dados anunciados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Pará produziu, em 2024, (ano-base do IBGE), 137, 46 mil toneladas da fruta.

Pará está entre os principais polos de cacau, cultivado de forma sustentável, o que abre as portas para negócios e parcerias

Rodada de negócios com produtores do Pará

Como parte da programação da missão paraense, foi realizada na manhã desta terça-feira (28) a rodada de negócios na embaixada brasileira. A rodada sobre cacau e derivados contou com a participação dos produtores do Pará e da Bahia.

O reconhecimento do Pará entre os principais polos produtores de cacau cultivado de forma sustentável abre as portas para novos negócios e parcerias, como observou o coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura do Pará (Procacau) da Sedap, Ivaldo Santana.

“Essa rodada é importante, pois abre portas para comercialização de amêndoas de qualidade e seus derivados, principalmente o chocolate. Os compradores são em sua maioria, europeus”, disse. 

O Salão do Chocolate ocorre no Parque de Exposições do Porte de Versailles. Participarão 500 expositores de 60 países. A abertura da programação ocorre às 19h desta terça-feira (28).