Centro de Mídias da Seduc recebe estudantes da Escola Estadual Rural da Comunidade Bela Vista do Jejú
A visita técnica teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência educativa sobre o funcionamento do Cemep, suas tecnologias e a dinâmica de transmissão das aulas mediadas
O Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep) recebeu, nesta quarta-feira (29), a visita dos alunos formandos do 9º ano do Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Rural da Comunidade Bela Vista do Jejú, localizada no município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense.
A visita técnica teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência educativa sobre o funcionamento do Cemep, suas tecnologias e a dinâmica de transmissão das aulas mediadas.
A comitiva composta por 13 alunos formandos do Ensino Médio (3º ano) e 17 estudantes do 9º ano (futuros alunos do Cemep) foi acompanhada por professores; secretário municipal de Educação de São Miguel do Guamá, Paulo Roberto Costa Dantas; diretor da escola, Paulo Henrique Chaves Cruz; a vice-diretora, Izaura Domingos Costa, e a professora mediadora, Maria do Socorro Abreu de Lima.
Durante a programação, os estudantes conheceram os estúdios de gravação e transmissão das aulas, compreenderam o funcionamento da mediação tecnológica no Ensino Médio da rede estadual e interagiram com as equipes pedagógica e técnica do Cemep.
Em um momento de grande entusiasmo, a aluna Ana Paula, do 3º ano se emocionou ao encontrar o professor de matemática, Emanoel Fernando. “Meu Deus, o professor de matemática é real!”, disse a estudante.
A visita foi guiada pelo diretor do Cemep, Thomas Jefferson, acompanhado pelas coordenadoras pedagógica, Anny Lopes, e administrativa, Vanessa; pela equipe do programa “Cemepando Projetos”, representada por Wanilze Nunes e Roberto Figueiredo, além da equipe pedagógica e professores ministrantes.
Cristina Ferreira dos Santos é mãe do aluno Ronald, da 3ª série do Ensino Médio e merendeira em uma escola municipal. Ela conta da vontade de conhecer o espaço e também da garantia que a iniciativa realmente funciona.
“De imediato, tinha o pé atrás com o Cemep, porque, para mim, não ia funcionar, tanto que eu coloquei ele um ano e meio em escola presencial mesmo. Depois, vi que começou a ficar difícil, longe e tudo e trouxe para perto. A minha vontade realmente era conhecer o Centro de Mídias para entender e enxergar como que acontecem as aulas. Eu acho que é tão importante como presencial, essa aula é mesmo um jeitinho como se você tivesse com a professora em sala de aula. Então, tanto faz ele estudar presencial como pelo Cemep, através de uma televisão, mesmo que ainda tenha muito tabu sobre isso. Mas eu fui de faculdade, eu estudei também através de uma televisão. Eu acho que vai funcionar igualmente funcionou para mim”, contou a mãe.
Cemep - O Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep) é responsável pela oferta da educação regular presencial mediada por tecnologia, uma alternativa utilizada para atender estudantes que moram em regiões remotas do Pará e, também, para garantir que ninguém fique para trás. Os estudantes frequentam as salas de aula diariamente, com o acompanhamento presencial de um professor mediador, que trabalha em parceria com professores especialistas que ministram aulas ao vivo, a partir de estúdios de transmissão.
O diretor do Centro de Mídia, Thomas Jefferson, destaca a importância do espaço
“O Cemep chega em locais de difícil acesso aos quais a gente, dificilmente, conseguiria levar esse trabalho, como, por exemplo: os professores que dão aula, são efetivos do Estado, mas que ministram aula nos cursinhos de Belém e a gente não iria conseguir levar para as comunidades mais distantes da capital. Então, o Centro de Mídias atua com ensino mediado por tecnologia presencial e interativa. Ele ministra aula do estúdio e vai, em tempo real, interagir com o aluno na localidade, onde o aluno tira dúvida com o professor em tempo real, na frente da câmera. Este é o ensino mediado por tecnologia, uma modalidade que oferta educação pública de qualidade em locais muito distantes da capital. A gente consegue atender, hoje, todos os alunos em todos os cantos do Estado. Então, a expansão do CEMEP se dá nesse sentido de levar ensino público de qualidade para todos os cantos do Estado”, disse Thomas.
Após a visita, o grupo de estudantes aproveitou a oportunidade e também realizou uma visita guiada ao Planetário do Pará, enriquecendo ainda mais a experiência educacional.
O encontro reafirma o compromisso do Cemep em aproximar escolas e comunidades da realidade tecnológica da educação paraense, promovendo o protagonismo estudantil, a inovação e a integração entre os territórios educacionais.
