Detran garante exame prático a pessoas com deficiência para acesso à CNH
O exame se destinou à primeira habilitação e à renovação da carteira, incluindo beneficiários do Programa Social CNH Pai D’Égua, do Governo do Pará
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou, na manhã desta quarta-feira (29), atendimentos de exames práticos para primeira habilitação e renovação destinado a pessoas dom deficiência (PcDs), incluindo beneficiários do Programa Social CNH Pai D’Égua, criado e executado pelo Governo do Pará. O exame ocorre mediante a presença de junta médica e dos examinadores do Detran, que comprovam as condições físicas e psicológicas dos candidatos.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que autoriza o cidadão a conduzir um veículo, garantindo o direito de dirigir dentro das normas estabelecidas pelas leis de trânsito. O processo para obtenção da CNH é o mesmo para todos, independentemente da condição de cada pessoa. A diferença, no caso das pessoas com deficiência, é a necessidade de avaliação por uma junta médica para a realização dos exames.
O Programa CNH Pai D’égua também oferece essa oportunidade a PcDs, facilitando o acesso à habilitação. Até o momento, o Programa já possibilitou a emissão de 60 mil carteiras de motorista em todo o Estado.
Tranquilidade - O economista Eugênio Tavares, 66 anos, fez o exame para renovar a carteira de habilitação e ressaltou a tranquilidade do processo. “Eu dirijo há muito tempo, e achei o exame muito tranquilo. É só obedecer a todas as informações que estão no chão, que estão na sinalização. Não tem erro. Eu uso o carro todos os dias para minha locomoção, para trabalhar e, às vezes, à noite e aos fins de semana com minha família. É fundamental ter a CNH, pois ela te dá segurança para dirigir”, afirmou Eugênio.
Entre as deficiências mais recorrentes entre condutores PcDs estão as limitações de visão e audição, doenças na coluna, artrite, esclerose múltipla, uso de cadeira de rodas, amputações e outras condições que envolvem a ausência de membros.
Exame e avaliação - O setor de exames do Detran realiza os agendamentos com a clínica por meio de ofício, e a clínica é responsável por enviar um médico para acompanhar o exame. Os exames de PcDs são acompanhados pelo médico da clínica, pelo examinador de trânsito do Detran e por um membro do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). O examinador avalia a parte prática do exame de trânsito, o médico é responsável pela avaliação clínica do condutor e o representante do Cetran verifica se o veículo está de acordo com o laudo emitido pela clínica.
Os documentos exigidos pelo órgão para a realização dos exames são os mesmos para todos os candidatos, e os atendimentos ocorrem em dias e horários previamente agendados.
O examinador de trânsito para PcDs do Detran, Juarez Castro, 60 anos, informou que somente nesta manhã foram realizados mais de 20 exames de trânsito, incluindo primeira habilitação e renovação de CNH. “Os exames aqui na sede são realizados às quartas e quintas-feiras, com uma média de 15 a 20 atendimentos nesses dois dias da semana. Esse número apresentou aumento no segundo semestre de 2025”, destacou Juarez Castro.
Texto: Kelly Saraiva - Ascom/Detran
