Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVERSÃO COM SEGURANÇA
English Version

Polícia Civil garante tranquilidade ao público do Global Citizen, no Mangueirão

Equipes de várias unidades da PC atuaram dentro e fora do Estádio Mangueirão, coibindo crimes. Uma pessoa foi presa em flagrante por homofobia.

Por Jeniffer Terra (PC)
02/11/2025 13h55

A Polícia Civil do Pará atuou de forma integrada com as outras forças do Sistema de Segurança Pública na noite de sábado (1º), reforçando o policiamento durante o evento Global Citizen Festival: Amazônia, realizado no Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão. Equipes da Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE), vinculada à Diretoria de Polícia Especializada (DPE), e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) no Estádio, vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), trabalharam dentro do Mangueirão.

Policiais da Seccional Urbana da Marambaia, vinculada à Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), com o efetivo reforçado, atuaram no entorno do local e internamente. Durante o evento, uma pessoa foi presa em flagrante por agentes da DPTGE por desacato, resistência e ameaça, e outra recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de homofobia.

“Uma mulher proferiu palavras de baixo calão contra os policiais e seguranças após ser impedida de acessar uma área restrita do palco principal. Ela foi informada sobre a possibilidade de ser presa em flagrante, mesmo assim manteve a conduta agressiva e ainda ameaçou duas investigadoras de polícia, razão pela qual foi autuada em flagrante pelos crimes de desacato, resistência e ameaça em contextos distintos”, contou o delegado Marcos André Araújo, titilar da DPTGE.

Outra mulher foi conduzida pela segurança do evento após proferir ofensas homofóbicas contra um cidadão. “De acordo com o relato da vítima e de três testemunhas presenciais, sendo uma delas amiga pessoal da própria autora do fato, a mulher praticou injúrias baseadas na orientação sexual do ofendido, o que caracteriza crime de homofobia, equiparado ao crime de racismo pela jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal). Diante da materialidade e autoria, a conduzida foi autuada em flagrante delito", completou o delegado.

Evento monitorado pelas forças de segurança

Registros - Na unidade especializada ainda foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por lesão corporal, decorrente de conflito entre frequentadores do evento, e registrados quatro Boletins de Ocorrência Policial por furto de celulares.

O trabalho da equipe da Deam no Estádio teve o objetivo de resguardar os direitos de mulheres, crianças e adolescentes, diante de qualquer tipo de violência. “Nossos policiais atuaram de forma preventiva, entregando adesivos da campanha 'Não é Não', e esclarecendo ao público as formas de denunciar. Além de divulgar a Deam Virtual”, explicou a delegada Adriany Carvalho, que coordenou a equipe.

Canais de denúncia - A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Virtual, destinada a ajudar vítimas de violência doméstica, familiar ou em relações íntimas de afeto, recebe denúncias a qualquer hora, de todo o Estado. Basta apenas clicar no serviço “DEAM Virtual”, no site da Polícia Civil do Pará (www.pc.pa.gov.br). A ferramenta permite que a vítima registre ocorrências, solicite medidas protetivas de urgência e acesse serviços, como perícias e suporte, sem precisar sair de casa.

Pelo Disque-Denúncia - número 181, podem ser registradas denúncias de crimes, de forma anônima e gratuita, de qualquer número de telefone. Também é possível o encaminhamento de imagens, vídeos, áudios ou localizações para a atendente virtual "IARA", pelo número (91) 98115-9181.