Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER E TURISMO
English Version

Parque Estadual do Utinga abrirá todos os dias deste mês de novembro na capital paraense

Unidade de Conservação tem 1,3 mil hectares que preservam o bioma amazônico, dentro da área urbana de Belém no bairro do Curió-Utinga

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
04/11/2025 11h29
Passeio de bicicleta é uma das opções de lazer no Parque Estadual do Utinga, no coração da área urbana de Belém

A partir desta terça-feira (4), o Parque Estadual Utinga vai contar com um esquema de funcionamento especial em função do alto número de visitantes que participam da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30. A unidade de conservação situada no coração da capital paraense, guarda em 1,3 mil hectares uma amostra representativa do bioma amazônico, a poucos quilômetros do centro das discussões climáticas mundiais. 

O espaço, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) e pela Organização Social Pará 2000, abre todos os dias deste mês de novembro, das 6h às 17h, para atender a grande demanda. O local tem opções de lazer, como trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta, além de opções de diversão pagas, a exemplo da Feira da Biodiversidade, com produtos derivados da agricultura familiar e artes sustentáveis.

Por todo este mês de novembro, o Parque do Utinga vai abrir diariamente das 6h às 17h

O gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, reitera que a iniciativa garante mais um dia de visitação ao público. “Essa abertura ininterrupta do Parque Estadual do Utinga, durante a COP30, permite a todos que estejam em Belém, principalmente, em função da Conferência, poder apreciar o espaço e contemplar a importância da Amazônia sem precisar se distanciar do centro da capital”, destacou.

Júlio Meyer ressalta, ainda, que as atividades e serviços presentes na unidade de conservação também estarão disponíveis no período de funcionamento especial. “Todas as lanchonetes vão estar funcionando normalmente, assim como os serviços ecoturísticos, dentre eles, a tirolesa, a canoagem, o boia-cross, entre outros serviços disponíveis no local”, acrescentou o gerente.

Parque Estadual do Utinga possibilita pequenos passeios de canoagem, esse serviço é pago

Serviço - Localizado na Avenida João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga, o Parque Estadual do Utinga funcionará todos os dias durante o mês de novembro.

O espaço recebe visitantes de todas as idades e também realiza agendamentos para visitas escolares e universitárias, que podem ser solicitadas pelo e-mail grb.dgmuc@gmail.com

Texto de Sinval Farias