Novas passarelas em Salinópolis fortalecem turismo e impulsionam a economia
Os novos acessos à Praia do Maçarico também oferecem mais segurança aos visitantes, que procuram a tranquilidade e a beleza do litoral paraense banhado pelo Atlântico
As duas passarelas urbanas de acesso à Praia do Maçarico, no município de Salinópolis, entregues pelo governo do Estado em dezembro de 2024 e julho de 2025, representam mais uma opção de esporte e lazer à população local, além de fortalecer o turismo e impulsionar a geração de emprego e renda no nordeste paraense.
O investimento, executado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), de acordo com a empreendedora Brena Costa, presidente da Rede de Desenvolvimento Sustentável e Turística da Amazônia Atlântica (Redestur), provocou uma mudança significativa no cenário local.
“As passarelas garantem mais acessibilidade e segurança no acesso às praias, especialmente para idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, ajuda a preservar o meio ambiente, já que diminui o impacto direto sobre as dunas e a vegetação. Para nós, moradores, e também para os turistas, isso representa mais conforto, organização e valorização da cidade”, destaca Brena Costa.
Além dos serviços de urbanização, as passarelas urbanas do Maçarico receberam paisagismo, acessibilidade, quiosques, bancos de concreto e madeira, chuveiros, bicicletários, luminárias de LED, ciclofaixa e uma área de contemplação para a praia.
Antes e agora - A oceanógrafa Juliana Guerreiro conta que, antes da construção, o acesso à praia era por meio de pontes de madeira no início da orla, o que dificultava o deslocamento para realizar atividades físicas ou um simples passeio em família. “Agora, a praia inteira pode ser frequentada com facilidade, aproveitando áreas muito bonitas que não eram frequentadas pela distância. Essas obras do Governo trouxeram valorização turística para a cidade e para a própria praia, que estava perdendo turistas para o Atalaia”, lembra Juliana.
Salinópolis, na costa atlântica paraense, é um dos destinos mais procurados pelos turistas. O engenheiro agrônomo José Severino Silva, morador de Belém, frequenta o município há 45 anos. “Esse investimento vai reviver a Praia do Maçarico que, antes, era muito procurada pelos turistas. Ficou uma maravilha para todos nós esses acessos, o que aumenta a visibilidade do mangue e dos animais. É uma beleza natural sem igual”, ressalta.
A bióloga Bruna do Socorro busca tranquilidade ao escolher uma praia, e a do Maçarico é, para ela, um ótimo destino. “Como eu tenho crianças não gosto de ir muito pro Atalaia, por conta da movimentação dos carros. Por isso, frequento mais o Maçarico. Além de lindas, as passarelas facilitaram demais nosso deslocamento. Caminhamos e vislumbramos a natureza toda que compõe a riqueza da região”, completa.
