Cetea promove ação de cuidado e reflexão emocional para familiares de pessoas com TEA
Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) fortalece o acolhimento e a saúde mental das famílias atendidas pelo CIIR
O cuidado também é feito de escuta e de tempo para sentir. Pensando nisso, o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), unidade do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), na rodovia Arthur Bernardes, no bairro do Telégrafo, em Belém, promoveu uma atividade especial voltada aos familiares e cuidadores de pessoas com TEA. A ação integra o Programa de Atenção ao Cuidador (Proac) e buscou estimular a autoexpressão e o reconhecimento dos próprios sentimentos, fortalecendo a saúde emocional de quem cuida.
A terapeuta ocupacional Thays Melo, conduziu a atividade, e explica que o encontro faz parte de uma linha de ações conjuntas entre Terapia Ocupacional, Psicologia, Educação Física e Enfermagem, voltadas para o autocuidado, utilizando atividades expressivas, como o uso de mandalas. Nesta atividade, por exemplo, os participantes foram convidados a realizar inicialmente um momento de relaxamento guiado e em seguida, puderam se expressar por meio do uso terapêutico das mandalas, com a pintura, em uma dinâmica onde cada cor representou um sentimento.
“A gente trabalha temas sobre qualidade de vida, trazendo debates sobre emoções e saúde mental. O objetivo dessa atividade foi justamente fazer com que os pais e responsáveis conseguissem identificar em si sentimentos que fazem parte de sua trajetória e quais destes sentimentos ecoaram durante a última semana. Então, eles engajaram na pintura e foram identificando o que veio à tona. Tivemos um resultado bem positivo”, destacou Thays.
Durante o encontro, cerca de 100 pessoas participaram das atividades, realizadas nos turnos da manhã e da tarde, durante uma semana. Entre os relatos emocionados, o destaque foi o sentimento de alívio e gratidão por um espaço que acolhe também quem cuida.
Momento de escuta – Para Ahmad Nyara Santos, mãe de Thulyo Alexandre, de 17 anos, atendido no Cetea desde fevereiro de 2024, o momento foi transformador. “Essa atividade foi muito relevante para mim porque foi em um período em que estava muito ansiosa. Esse momento foi maravilhoso, para a gente refletir. Nós, mães atípicas, raramente temos alguém para nos escutar. Essa ação ajudou a respirar melhor. Foi muito positivo”, contou.
A sensação de acolhimento também foi compartilhada por Ana Karolina Dias, mãe de Ronaldo Kauã, 15 anos, atendido há dois meses no Centro. “Cheguei exausta, e esse momento me trouxe um pouco de calma para o coração. A gente alivia a carga e volta com um outro sentimento pra casa”, afirmou.
O Proac é um programa realizado pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), por meio do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) e o Cetea. Segundo a coordenadora Assistencial do Cetea, Sâmilly Batista, o programa é dividido em dois momentos principais: o “Treino Parental”, voltado ao fortalecimento das estratégias de intervenção e cuidado em casa, e o “Cuida Cetea”, que oferece espaço de acolhimento, de bem-estar e de lazer.
Cuidado Centrado – Sâmilly explica que “a proposta é simples: transformar o tempo de espera, enquanto os filhos estão em atendimento, em um momento de cuidado e de conexão. O programa é conduzido pela equipe de terapeutas do Treino Parental, que planeja cada atividade com muito carinho, com muita sensibilidade, sempre pautado no cuidado centrado na pessoa”, frisou.
Para a coordenadora, a experiência tem sido uma forma concreta de valorizar o papel das famílias dentro do processo terapêutico. “Durante esses encontros, o tempo de espera ganha um novo significado. Ele se torna um espaço de lazer, de pausa, de autocuidado. É muito gratificante ver como os cuidadores se permitem viver essa experiência, aproveitando esse momento para relaxar, trocar experiências e cuidar um pouco de si mesmos. A gente acredita que cuidar de quem cuida é uma parte essencial do nosso trabalho, porque quando o cuidador está bem, todo o processo de cuidado se fortalece”, concluiu.
Com uma equipe multiprofissional e ações contínuas, o Cetea, em apenas dois anos, já se consolida como uma estratégia essencial para o atendimento e a capacitação em Transtorno do Espectro Autista no Pará, contribuindo para um cuidado mais humano e inclusivo.
Referência – O CIIR é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na Rodovia Arthur Bernardes nº 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém. Já o Cetea funciona na rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos, também na capital paraense.
