Forças de segurança escoltam malotes de provas do Enem e monitoram locais em 86 municípios
Mais de 4 mil agentes estão mobilizados neste primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio no Pará, que tem quase 230 mil inscritos
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em ação integrada com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e órgãos parceiros, monitora neste domingo (9) a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, em 86 municípios do Pará. Com 619 locais de provas, o esquema de segurança conta com a atuação de mais de 4 mil agentes, mobilizados desde às 8h, para a logística de distribuição dos malotes com as provas, e acompanhamento do certame, iniciado às 12h com a abertura dos portões.
No Pará, são 229.181 candidatos inscritos, a maioria distribuída pelos 86 municípios nessa primeira fase, nos dias 9 e 16 de novembro. Posteriormente, a força-tarefa atuará nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba - onde o Enem foi adiado devido à realização da COP30.
A entrega dos malotes, feita pelos Correios com o apoio da Polícia Militar, ocorreu sem intercorrências nos locais do Exame, das 10h às 11h40 deste domingo. Após as entregas, os agentes seguem em prontidão, acompanhando toda a movimentação no entorno dos locais de provas, durante todo o Exame.
“Nossas equipes de segurança pública seguem reforçando ações em 86 municípios paraenses, onde as provas estão sendo realizadas nesse domingo, com o principal objetivo de garantir a tranquilidade na escolta dos malotes de provas, que é realizada antes e após a realização do certame. Até o momento, seguimos com tudo dentro da normalidade conforme o planejado, para que todos possam realizar a prova com a segurança necessária”, informou Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.
Monitoramento - Em Belém, as forças de segurança estão concentradas na Sala de Situação da Coordenadoria de Defesa Civil, no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, recebendo informações, monitorando as informações e se comunicando com os 14 Centros Regionais espalhados pelo Estado, para recebimento e alinhamento de dados.
O coordenador de Operações da Segup, tenente-coronel Celton de Jesus, disse que o primeiro dia de aplicação de provas no interior do Estado segue conforme o planejado, sem alterações. “Nós estamos monitorando as ações desde o início da manhã, antes de começar a entrega dos malotes de provas nos 86 municípios. Felizmente, tudo ocorreu sem nenhuma intercorrência na entrega dos malotes. Até às 12h30 foram registradas pequenas situações em relação à energia elétrica em quatro municípios, porém a concessionária de energia elétrica solucionou o problema, e os locais seguem em normalidade. Daqui seguiremos monitorando até a conclusão das provas e a escolta reversa, garantindo a segurança no entorno dos locais”, acrescentou o coordenador.
Tranquilidade - Até as 13h, nenhuma ocorrência havia sido registrada na área de segurança pública. As ações prosseguem sem alterações, conforme o planejamento.
A concessionária de energia elétrica atuou em quatro municípios e cinco escolas que apresentaram queda de energia, normalizando o serviço nos municípios de São Sebastião da Boa Vista (no Arquipélago do Marajó), Santa Izabel do Pará (Região Metropolitana de Belém), Senador José Porfírio (Região de Integração Xingu, no oeste) e Mocajuba (Região de Integração Tocantins, no nordeste).
A Operação Enem 2025 envolve, de forma integrada, agentes da Segup, por meio dos Grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial de Segurança (GFlu); Centro Integrado de Operações (Ciop); polícias Civil, Militar e Científica; Departamento de Trânsito do Estado (Detran); Guardas Municipais e órgãos de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Correios, Exército, Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o certame.
