Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital Jean Bitar é retaguarda para assistência de participantes da COP 30

Unidade integra o conjunto de unidades estaduais de referência que estão de prontidão na Região Metropolitana de Belém

Por Marcelo Zeno (HJB)
12/11/2025 13h32
Em Belém, Hospital Jean Bitar presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais.

Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), garante o pleno funcionamento da rede hospitalar estadual e executa um plano estratégico para o atendimento de possíveis demandas de saúde durante o evento. O Hospital Jean Bitar (HJB) integra o conjunto de unidades de referência que estão de prontidão na Região Metropolitana de Belém.

O HJB mantém seu atendimento regular e conta com enfermarias reformadas destinadas à retaguarda, além de protocolos específicos para situações de múltiplas vítimas. O fluxo de atendimento segue o modelo utilizado em grandes eventos internacionais, com triagem inicial nos Postos de Atendimento Médico da conferência e encaminhamento, via Central de Regulação, para os hospitais de referência, conforme a complexidade e o perfil clínico de cada caso.

A secretária de Saúde do Estado, Ivete Gadelha, destaca que "durante a COP 30, o Governo do Pará reforça seu compromisso com a segurança em saúde de todos os participantes e da população paraense. O Hospital Jean Bitar está preparado para atuar como unidade de retaguarda, com equipes qualificadas e protocolos atualizados para garantir um atendimento rápido, eficiente e humanizado."

Unidade funciona rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, na capital paraense 

"Nosso trabalho segue um plano estratégico que envolve toda a rede estadual, com regulação integrada para acolher pessoas de diferentes nacionalidades. Essa é uma demonstração concreta de que o SUS pode atuar com excelência e organização, mesmo diante de grandes eventos internacionais", disse Ivete Gadelha, que completou: "Estamos prontos para atender qualquer eventualidade, sem interromper o cuidado com nossos pacientes regulares. O Jean Bitar segue sendo referência em assistência e acolhimento, reafirmando o compromisso da Sespa com uma saúde pública de qualidade e com a boa imagem do Pará perante o mundo".

Como parte da preparação para acolher participantes de diferentes nacionalidades, a Sespa implantou a Central de Matriciamento Linguístico, que oferece suporte bilíngue aos profissionais de saúde durante todo o período do evento.

De acordo com a gerente assistencial, Alexandra do Carmo, o HJB mantém o atendimento aos pacientes regulados dentro do perfil assistencial já estabelecido. Para o período da COP 30, algumas enfermarias foram destinadas à retaguarda, com reforma estrutural no andar onde esses leitos estão situados.

"Também foi elaborado um Plano de Atendimento para Situações com Múltiplas Vítimas, caso seja necessário ativá-lo. A equipe do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) está mobilizada para a notificação de doenças de caráter compulsório", destacou a gestora.

O HJB demonstra, na prática, que o SUS pode ser um modelo de eficiência, ética e humanização. "O Hospital Jean Bitar está preparado para atuar como retaguarda durante a COP 30, garantindo um atendimento seguro, humanizado e contínuo. Reforçamos nossas enfermarias, atualizamos protocolos e estamos alinhados com toda a rede estadual. Nosso compromisso é assegurar que a população e os visitantes sejam acolhidos com qualidade e agilidade", afirmou o gestor hospitalar e diretor Executivo, Giovani Merenda.

A paciente Raimunda Oliveira, 74 anos, aposentada, moradora de Belém, está internada no HJB para realizar uma cirurgia de retirada de linfoma e elogiou o atendimento recebido. "Os participantes da COP que precisarem vir pra cá serão muito bem recebidos. Estou sendo muito bem atendida, com um leito arrumado e completo", afirmou a paciente.

Serviço:

O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB