Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISIBILIDADE
English Version

Mostra Pan-Amazônica de Cinema celebra diversidade audiovisual da região

Com oito longas-metragens e 13 curtas, programação exibida no Cine Líbero Luxardo prossegue até 16 de novembro, com entrada franca

Por Amanda Engelke (SECULT)
12/11/2025 21h38

A II Mostra Pan-Amazônica de Cinema, realizada no Cine Líbero Luxardo, em Belém, prossegue com a exibição de obras produzidas em países latino-americanos da Amazônia e estados da Amazônia Legal. A abertura oficial ocorreu na terça-feira (11), e continua com entrada franca até o próximo domingo (16), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

A realização é do Consórcio da Amazônia Legal e da Rizoma Produções, com a parceira da Open Society e Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Cena do filme 'Não Haverá Mais História Sem Nós', da paraense Priscilla Brasil, longa que abriu a Mostra Pan-Amazônica de Cinema

Além de assistir aos filmes, os espectadores podem participar de mesas de debate, que prosseguem até esta quinta-feira (13), sempre às 16h. A sessão ocorre em horários variados. A programação completa está disponível nas redes sociais do Cine Líbero Luxardo.

Realidades amazônicas - A abertura contou com mesa de apresentação, conduzida pelo curador da mostra, Gustavo Soranz, que também representa a Rizoma Audiovisual. Segundo ele, a curadoria contemplou produções de todos os países da Pan-Amazônia, reunindo oito longas-metragens e 13 curtas - esses com representantes de cada estado da Amazônia Legal.

“Todos os filmes são de diretores e diretoras dos países da Pan-Amazônia, e nenhum deles trata a região apenas como tema ou paisagem. São produções que nasceram dessas realidades e refletem as múltiplas Amazônias. Há títulos sobre cinema indígena, quilombola, urbano, rural, entre muitos outros”, informou Gustavo Soranz.

Responsáveis pela mostra de audiovisual da Pan-Amazônia no Cine Líbero Luxardo

Com o objetivo de popularizar o cinema amazônico e ampliar o acesso do público às produções locais, o projeto busca dar visibilidade aos fazedores e fazedoras de audiovisual da região, destacando novas vozes para além dos grandes nomes do cinema. A mostra contempla os sete países da Pan-Amazônia latino-americana: Bolívia, Equador, Colômbia, Peru, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa. Os ingressos podem ser reservados presencialmente ou de forma on-line, pela plataforma Sympla.

Serviço: II Mostra Pan-Amazônica de Cinema, no Cine Líbero Luxardo (prédio do Centur) - Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, Bairro Nazaré.

Texto: Maycon Marte - Ascom/Secult