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Na COP30, BRT Metropolitano ganha destaque em debate sobre transporte sustentável

Arcon apresentou case do sistema, que conta com uma frota com 40 veículos elétricos e 225 Euro 6, modelo 15 vezes menos poluente

Por Dayane Baía (ARCON)
14/11/2025 16h40

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) esteve presente nas discussões da COP30 nesta sexta-feira (14), em Belém, durante o painel "Cidades em Movimento: Financiando o Futuro da Mobilidade - Limpa, Verde e Sustentável". Convidados pela Caixa Econômica Federal, também participaram representantes da Fundação Dom Cabral e do Ministério das Cidades.

A Arcon compartilhou a experiência do sistema BRT Metropolitano, que conta com uma frota de 40 veículos elétricos e 225 modelo Euro 6, que emite 15 vezes menos poluentes do que os ônibus convencionais. “O BRT foi escolhido como solução de mobilidade urbana dentro da Região Metropolitana de Belém e, ao longo do processo licitatório e das especificações, os veículos elétricos e menos poluentes foram uma adequação considerando a sustentabilidade”, explicou o diretor de Controle Financeiro e Tarifário da Arcon, Cláudio Conde, que apresentou o painel.

Cláudio Conde, da Arcon, apresentou o painel

Em fase de implantação gradual, o BRT Metropolitano conecta a capital Belém aos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel e Castanhal, possibilitando aos passageiros o pagamento de uma única tarifa. A operação assistida iniciou em 1º de novembro e já registrou o transporte de mais de 30 mil usuários.

Veículos elétricos

Os ônibus do BRT Metropolitano foram adquiridos por meio de investimento de R$ 386 milhões do governo do Estado, dos quais R$ 367 milhões foram financiados pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Pró-Transporte FGTS, do Ministério das Cidades.

O diretor de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Marcos Daniel, destacou a complexidade do BRT Metropolitano e a importância do envolvimento conjunto de agentes públicos. “Isso é implementação de uma agenda social, estamos oferecendo melhores condições para se viver na Região Metropolitana. É também uma agenda ambiental, pois está contribuindo para a redução das emissões. Quando se fala sobre o sistema de transporte, com qualidade, com tempo, com infraestrutura, ônibus com ar condicionado, com previsibilidade, é também convidar a população a usar o transporte público coletivo, em vez do particular”, pontuou o diretor.

Arcon na COP30

O diretor-geral da Arcon, Eduardo Ribeiro, esteve presente na programação e destacou também outras frentes de atuação da Agência durante a COP30. “O painel foi uma exposição da introdução da eletromobilidade no Pará, através do sistema BRT Metropolitano. É uma oportunidade de expor todo o esforço do governo do Estado e de demonstrar esse legado da COP em relação ao BRT, no que concerne tanto à introdução do ônibus elétrico como à aquisição dos demais veículos da frota toda pelo Estado”, comentou o diretor.

Parte dos veículos estão envolvidos na operação do programa de mobilidade da COP, além da frota locada. “Participamos do planejamento dessa operação e estamos também acompanhando as demais atividades como na área de saneamento, que possui um novo contrato de concessão, regulado pela Arcon”, acrescentou Eduardo Ribeiro.