Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE
English Version

Centro de Convenções Centenário está pronto para receber o Pavilhão Pará-Municípios na COP30

Espaço reunirá iniciativas de sustentabilidade, turismo, cultura e gastronomia dos municípios paraenses durante a conferência climática

Por Sâmia Maffra (SETUR)
15/11/2025 13h03

O Governo do Estado do Pará concluiu a preparação do Centro de Convenções Centenário, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, para receber o Pavilhão Pará-Municípios durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada de 17 a 21 de novembro. Pela primeira vez, todos os municípios de um estado brasileiro terão um espaço próprio e padronizado em uma conferência climática internacional, reforçando o protagonismo do Pará na agenda ambiental global.

Os estandes, produzidos com materiais sustentáveis, vão reunir portfólios municipais com iniciativas de sustentabilidade, cultura, turismo e potencialidades econômicas. A estrutura inclui ainda programação técnica, Cozinha Show com chefs municipais, apresentações culturais, praça de alimentação, rodas de conversa e estúdio de podcast. A entrada é gratuita.

A vice-governadora Hana Ghassan, coordenadora do Comitê Estadual da COP30, reforçou o convite ao público. “Muita gente pergunta onde pode comprar artesanato do Pará. Agora já sabe: no Pavilhão dos Municípios será possível ter acesso ao artesanato de todo o estado. A partir do dia 17, esperamos todos para conhecer o espaço, que contará com muitas atrações culturais e um pouco de cada município mostrando que o Pará inteiro está na COP30”, afirmou.

Turismo sustentável e gestão de resíduos

O município de Benevides terá participação destacada ao apresentar suas ações de sustentabilidade. “Além do Benevides Recicla, maior programa de gestão de resíduos da Região Norte, reconhecido nacionalmente pelo Prêmio Consciência Ambiental Immensità, chegamos à COP mostrando também a força do nosso turismo sustentável, com paisagens que preservam a essência amazônica, trilhas que conectam visitantes à natureza e experiências culturais que valorizam nossa identidade”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Welton Neves.

Ele reforçou a expectativa positiva do município com a realização da conferência. “Juntos, ecoturismo, conservação e inovação ambiental demonstram que Benevides cresce de forma responsável, unindo desenvolvimento, proteção dos recursos naturais e qualidade de vida para nossa gente. Estamos otimistas com os reflexos positivos que a COP30 trará ao turismo do município, tanto agora quanto no período pós-conferência”, completou.

Modelo integrado de produção e conservação

O município de Tomé-Açu, reconhecido pela influência da colônia japonesa, pela agricultura familiar e pelo turismo de natureza e cultura, também levará ao pavilhão suas experiências e potencialidades. “Chegamos ao espaço com o coração cheio de orgulho e o compromisso firme com a sustentabilidade. Vamos mostrar ao mundo que é possível produzir artesanato local preservando, crescendo, respeitando, transformando e cuidando da nossa floresta. Nosso município é verde de verdade, exemplo vivo de que desenvolvimento e meio ambiente podem caminhar juntos. As expectativas são as melhores possíveis: queremos inspirar, aprender e reafirmar que o Pará tem em Tomé-Açu um modelo de futuro sustentável para o Brasil e para o mundo”, afirmou o prefeito Carlos da Vila Nova.

Programação

A programação completa do Pavilhão Pará-Municípios pode ser acessada no link fornecido pela organização.