Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com 96% de aprovação, Hospital Regional de Marabá é referência em cuidado humanizado

Levantamento mensal aponta avanço na qualidade assistencial e destaca impacto positivo das equipes no atendimento aos usuários

Por Governo do Pará (SECOM)
18/11/2025 13h47

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, atingiu no mês de outubro 96% de satisfação entre os pacientes. A pesquisa ouviu mais de 1.200 pessoas que utilizaram os serviços da unidade, revelando altos índices de aprovação em quesitos como receptividade, acolhimento, qualidade técnica, infraestrutura e humanização, pilares que sustentam o compromisso da instituição.
 
Emerson Oliveira, 44 anos, morador de Marabá, na região de Carajás, internado para uma cirurgia ortopédica no ombro após um acidente doméstico, fez questão de participar da pesquisa e reforçar a boa experiência que  está tendo na unidade.
 
“Desde o momento em que cheguei, fui tratado com respeito e atenção. A equipe de enfermagem é muito dedicada, sempre perto, sempre pronta a ajudar. Fiquei impressionado com o cuidado e a forma como explicam tudo pra gente”, afirmou.
 
A qualidade do atendimento na unidade, gerenciada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é monitorada de forma contínua pela Ouvidoria do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) permitindo que cada impressão do paciente se transforme em aprimoramento.
 
Flávia Fernandes, coordenadora da Ouvidoria, reforça que os resultados da pesquisa são um retrato fiel do compromisso do Regional em entregar serviços de alta qualidade. Para ela, cada opinião registrada tem peso na construção de uma assistência eficiente.
 
“O feedback dos pacientes é fundamental para aprimorarmos continuamente nossos serviços. Esses 96% de satisfação mostram que avançamos com responsabilidade, unindo humanização, acolhimento e excelência técnica em cada etapa do cuidado”, destacou.
 
Pesquisa – O Serviço de Atendimento ao Usuário aplica mensalmente 1.200 questionários, a fim de conhecer as necessidades dos pacientes e aprimorar o atendimento. A coleta de dados é feita presencialmente e digital, utilizando QR Code, garantindo assim a participação de muitos pacientes.
 
Flávio Marconsini, diretor Executivo do Hospital Regional, ressaltou que a pesquisa adota metodologia que combina abordagens quantitativas e qualitativas, permitindo análise aprofundada dos aspectos relevantes para os pacientes, com resultados mais precisos.
 
“A participação ativa dos pacientes nos permite avaliar o que estamos fazendo corretamente e identificar áreas que podem ser aprimoradas. Estamos sempre atentos para garantir que nossa estrutura e serviços atendam às expectativas da comunidade”, disse o gestor.
 
Ele acrescentou que a pesquisa abrange aspectos fundamentais, como a qualidade do atendimento, infraestrutura, competência técnica e humanização. Além disso, oferece aos pacientes o compartilhamento de sugestões e críticas.
 
“A análise dos dados é conduzida pela equipe da Ouvidoria, que utiliza os resultados para implementar melhorias contínuas nos processos e serviços, com o objetivo de aprimorar a experiência dos pacientes e assegurar a excelência no atendimento”, enfatizou Flávio Marconsini.
 
Estrutura: O atendimento no Hospital Regional em Marabá é totalmente realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acesso integral e gratuito à população. A estrutura do Hospital inclui 135 leitos, sendo 97 destinados à internação clínica e 38 às Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto.

Texto de Ederson Oliveira