Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO BIOMÉDICO
English Version

Hemopa destaca atuação dos biomédicos no atendimento à população paraense

Profissionais atuam em áreas essenciais da hemorrede, garantindo qualidade, inovação e segurança nos serviços prestados à população

Por Aline Seabra (HEMOPA)
20/11/2025 09h32
Profissionais da área de biomedicina na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) em Belém

No Dia do Biomédico, celebrado nesta quinta-feira (20), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) reconhece a contribuição dos profissionais que atuam diariamente em setores estratégicos da instituição, como hemoterapia, hematologia, biologia molecular, imuno-hematologia, apoio a transplantes e gestão laboratorial. A atuação biomédica é fundamental para assegurar a eficiência dos processos que sustentam o atendimento ao doador e ao paciente em toda a hemorrede paraense.

Coordenador de Laboratórios do Hemopa, o biomédico Maurício Koury Palmeira destaca que a categoria é “indispensável” para o funcionamento da instituição. Segundo ele, cabe ao biomédico garantir padrões elevados de qualidade analítica, aplicar tecnologias de ponta e organizar fluxos operacionais que dão segurança aos serviços prestados.

Biomédicos contribuem com atividades de pesquisa e com a segurança dos serviços prestados à população

“Nosso compromisso é assegurar padrões elevados de qualidade, empregando tecnologias de ponta e organizando fluxos que sustentam a eficiência da hemorrede. A atuação do biomédico contribui diretamente para a segurança dos serviços prestados à população”, explica.

A atuação dentro do Hemopa envolve rotina laboratorial, gestão de unidades, implantação de sistemas de qualidade, validação de métodos, interpretação de resultados e suporte técnico às equipes assistenciais. Os biomédicos também colaboram com atividades de pesquisa e com a formação de novos profissionais, fortalecendo o desenvolvimento científico na área.

Os desafios incluem acompanhar a evolução tecnológica, atender às exigências regulatórias, administrar recursos e manter desempenho operacional mesmo em períodos de grande demanda. “É uma função que exige visão estratégica, capacidade de adaptação e foco constante na melhoria”, reforça Maurício.

Maurício Palmeira, biomédico e coordenador de Laboratórios. “O biomédico é indispensável para a hemorrede”, disse ele.

Com mais de três décadas de atuação no Hemopa, o coordenador lembra do significado pessoal da data. “É meu primeiro emprego e o lugar onde descobri minha paixão pela hemoterapia e pela gestão. Celebrar o Dia do Biomédico no Hemopa é celebrar uma equipe que atua com excelência técnica, compromisso com o serviço público e impacto direto na saúde da população.”

A Fundação Hemopa reforça o reconhecimento aos biomédicos que integram suas unidades e serviços, valorizando o papel essencial desses profissionais no fortalecimento da hemorrede estadual.