Comitiva da da JICA visita o BRT Metropolitano e acompanha operação
Agência de Cooperação Internacional do Japão financiou parte das obras
Uma comitiva de representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) visitou as instalações do BRT Metropolitano. O grupo foi recebido pelas equipes técnicas da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), responsável pela implantação junto às concessionárias, e do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), que conduziu as obras.
A agenda iniciou no Centro de Controle Operacional (CCO), espaço dedicado ao monitoramento em tempo real da frota e do fluxo de passageiros. Em seguida, o grupo percorreu o corredor do BRT, saindo de Belém até os terminais de integração de Ananindeua e Marituba. Durante o trajeto, embarcaram em um ônibus da linha troncal para observar a operação diretamente no sistema.
Entre os integrante da Comitiva da JICA estavam a vice-presidente, Katsura Miyazaki, o Diretor do Departamento da América Central e do Sul, Keisuke Ito, o Representante-Chefe da JICA Brasil, Akihiro Miyazaki, o secretário da Vice-Presidente, Hayakazu Yoshida, o coordenador de Projetos Katsuya Ishihara e a Especialista Júnior Haruka Hatanaka.
“Eles ficaram muito satisfeitos com o que viram. A senhora Miyazaki fez várias perguntas sobre a infraestrutura e a operação, e essa troca reforça a relação de confiança e amizade que sempre tivemos com a JICA”, afirmou Eduardo Ribeiro, diretor geral da Arcon.
Ao longo da visita, o grupo demonstrou interesse pelos aspectos técnicos do BRT, incluindo infraestrutura, gestão operacional e resultados da implantação. A avaliação da comitiva foi positiva, evidenciando satisfação com o funcionamento do sistema.
“Agradecemos a todos os envolvidos na construção do Sistema de Transporte de Ônibus da Região Metropolitana de Belém. Embora a implementação desse sistema tenha levado um tempo considerável para ser concluída, ele representa uma iniciativa extremamente importante que, simultaneamente, aumenta a eficiência do transporte urbano e reduz o impacto ambiental. É realmente uma sorte que tenha ficado pronto a tempo para a COP 30. Acreditamos firmemente que a melhoria do transporte público por meio deste projeto proporcionará opções de mobilidade seguras e acessíveis para todas as pessoas, incluindo aquelas de baixa renda, contribuindo assim para a promoção da inclusão social”, afirmou Katsuya Ishihara, coordenador de projetos da JICA.
A JICA é uma parceira histórica do Pará e teve participação decisiva na execução do BRT Metropolitano, que recebeu 78% de financiamento do governo japonês e 22% do tesouro estadual.
