Escolas estaduais realizam atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra
Escolas públicas da rede estadual realizaram atividades práticas como forma de conscientização e reflexão sobre a data
Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é uma data que traz a reflexão sobre luta, resistência e contribuições da população negra para a construção do Brasil. Em referência a este dia, as escolas públicas da rede estadual realizaram atividades práticas como forma de conscientização e reflexão sobre o tema.
No município de Maracanã, nordeste do Pará, a EEEM Izidório Francisco de Souza promoveu o projeto “A Escola Izidório diz NÃO ao Racismo” em respeito à diversidade e valorização da cultura afro-brasileira, reforçando o compromisso da escola com uma educação inclusiva, democrática e antirracista.
A iniciativa visa conscientizar alunos, professores e toda a comunidade escolar sobre a importância da igualdade racial e do reconhecimento das contribuições históricas, sociais e culturais do povo negro para a formação da sociedade brasileira. Por meio de atividades artísticas, culturais e pedagógicas, o projeto estimulou o protagonismo estudantil, o trabalho coletivo e a reflexão crítica sobre o combate ao racismo e à discriminação.
Na Escola Estadual Dr. Ângelo Cesarino, foi realizado o trabalho “Conhecendo nossas raízes: uma visita à comunidade Remanescente Quilombola de Nossa Senhora do Livramento”, no município de Igarapé-Açu. A atividade proporcionou aos alunos conhecer como se formou e como vivem a comunidade.
O grupo saiu em excursão e foi guiado pelos professores até a antiga ruína da estação do trem que fica localizada em meio à floresta e dentro da comunidade quilombola. Lá tiveram aula com a professora Beatriz Coelho que apresentou sua pesquisa referente ao povo daquele lugar e na sequência fizeram uma viagem no tempo com a aula de história do professor Daniel Paiva.
Ao final, um passeio com a palestra de Dona Teresa, moradora local há mais de 60 anos. Ela contou a história que ouvia de sua mãe de como os negros eram tratados nas antigas fazendas e de como escolheram as margens do rio Livramento para se refugiaram da dor e do sofrimento em que viviam.
A diretora da escola, Marcela Abdoral, fala da felicidade com a realização do projeto e a importância do conhecimento aos estudantes. “Fiquei muito feliz em poder proporcionar aos alunos essa experiência única de conhecer a história no local exato onde ela aconteceu e acontece”, disse.
Para Daniele, mãe da aluna Maria Alecksandrs, do 6° ano do ensino fundamental, foi uma experiência única. “Eles jamais esquecerão desse dia, minha filha chegou toda empolgada, me contando sobre o que viu", contou a mãe.
Curuçá - A Escola Raimunda Sena, em Curuçá, realizou uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, reforçando a valorização da cultura afro-brasileira e a importância da reflexão sobre ancestralidade entre os estudantes.
Ana Paula Furtado, estudante da 3ª série do ensino médio, destacou que a ação foi “uma oportunidade de aprender sobre a história e os desafios da comunidade negra”, ressaltando a experiência do projeto de poemas realizados pela turma.
A programação incluiu apresentações culturais e a participação de representantes da comunidade quilombola de Algodoal.
O diretor da escola, professor Paulo Henrique, ressaltou que a data é essencial para refletir sobre políticas afirmativas e sobre a contribuição do povo negro para a cultura brasileira. Ele lembrou ainda que as comunidades de Algodoal e Recreio foram recentemente reconhecidas como remanescentes de quilombo, e que a escola atende estudantes dessas localidades.
Garrafão do Norte - Em Garrafão do Norte, as Escolas Estaduais de Ensino Integral Pacífico Leão da Costa e Mário Brasil, da DRE de Capitão Poço, promoveram a culminância de seus projetos sobre o Dia da Consciência Negra, com apresentações culturais e atividades de sensibilização.
A professora Graça Borges, diretora da Escola Estadual Pacífico Leão da Costa, destacou a importância das ações. "A importância de se trabalhar o projeto Consciência Livre dentro da escola visa promover a igualdade racial, combater o racismo e valorizar também a cultura afro-brasileira e empoderar a população negra".
As ações reforçaram a importância da temática para o desenvolvimento de atitudes de respeito, empatia e combate ao preconceito entre os alunos. Ao vivenciar esse processo, os estudantes ampliam sua compreensão sobre diversidade, fortalecem sua identidade e tornam-se agentes de transformação para uma sociedade mais justa e igualitária.
As escolas foram reconhecidas pela criação de um ambiente educativo que valoriza memória, identidade e ancestralidade, fortalecendo a formação cidadã dos estudantes.
*Com colaboração de Lilian Guedes
