Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO ACADÊMICA
English Version

Uepa se destaca em diversas participações na COP30, em Belém

A instituição esteve presente em painéis e atividades, com professores e pesquisadores nos debates e soluções para os problemas climáticos

Por Marília Jardim (UEPA)
21/11/2025 15h30
Pavilhão Pará, na Green Zone, contou com diversos painéis da Uepa

Com mais de dez painéis no Pavilhão Pará, na Green Zone, participação na Blue Zone, realização do Fórum de Integração Amazônia Global e várias atividades culturais, a Universidade do Estado do Pará marcou presença na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025.

Ao longo dos dias de evento, pesquisadores, docentes e discentes da Uepa levaram ao público debates sobre biodiversidade, patrimônio biocultural, governança multissetorial, economia circular, energia, indústria e transporte sustentáveis — temas que conectam pesquisa acadêmica, saberes tradicionais e políticas públicas voltadas à mitigação e adaptação climática na Amazônia.

A presidente da Comissão Uepa na COP30, Bianca Venturieri, definiu o resultado de duas semanas de trabalho como “sucesso!”. Ela destacou que a preparação começou em 2024, quando a Uepa desenvolveu ações de capacitação em língua estrangeira para agentes públicos de segurança, com mais de 400 policiais militares capacitados pela Uepa em cursos de inglês, espanhol e mandarim, por meio de outras formações desenvolvidas em parceria com a Polícia Militar.

“Em 2025, integramos todos os eventos institucionais na agenda da COP30, com a participação e o envolvimento da comunidade acadêmica. Os nossos eventos priorizaram a articulação com as Universidades parceiras e a divulgação de pesquisas relacionadas ao aquecimento global e desenvolvimento sustentável. Ganhamos espaço na Blue Zone, na Green Zone com 13 painéis de produção científica de todos os nossos centros de educação, saúde e tecnologia da Uepa”, detalha Bianca.

Fórum de Integração foi realizado no campus II da Uepa, em Belém, em programação paralela à COP30

Paralelo ao evento da COP30, no Parque da Cidade, em Belém, o campus II da Uepa recebeu a programação do Fórum de Integração Amazônia Global: diálogos universitários para a COP30. Sobre esta programação, Venturieri aponta que esse foi o maior avanço, com a participação de mais de 15 Universidades parceiras da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado. 

“O Fórum proporcionou a criação de uma Rede de Cooperação Permanente, que vai fortalecer a parceria entre as Universidades. O Fórum vai ocorrer de 2 em 2 anos e o Grupo de Trabalho permanente que foi criado vai ficar encarregado na articulação e criação das nossas redes de pesquisa, ensino e extensão e na organização do próximo Fórum Amazônia Global”, destacou a professora.

Agenda na Blue Zone e parcerias internacionais

O reitor da Uepa, Clay Chagas, representou a Universidade na Blue Zone, área restrita da COP30, no lançamento do livro “Contribuições da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia para Agenda de Ação – Foco CT&I”, com a presença de Gilmar Pereira da Silva (reitor da UFPA), Olavo Noleto (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável – CDESS/ Presidência da República), Raimunda Monteiro (CDESS/ Presidência da República), Ima Vieira (MPEG/Finep – Conselho Científico da COP30), da reitora pró tempore Janae Gonçalves (Ufra), Dorival da Costa (subsecretário de Ciência e Tecnologia para a Amazônia/MCTI) e Txai Surui (liderança indígena e Conselheira CDESS). 

Mais de dez painéis coordenados pela Uepa integraram a programação do Pavilhão Pará

A Uepa também assinou um acordo universitário da instituição com a Université de Guyane, cuja delegação visitou a reitoria na última sexta-feira, 14. Ao longo da semana, o reitor também integrou a comitiva do governador Helder Barbalho, como a visita do governador da Califórnia (EUA), Gavin Newsom, ao Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, onde foi firmado um acordo inédito de proteção às florestas.

Atividades além do Parque da Cidade

Na segunda semana de COP30, que iniciou no dia 17, a Uepa inaugurou a Expo Uepa, na Sala 7 do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, com as mostras "Biodiversidade e Bioculturalidade" e "Pós-graduação da Uepa e Construção do Saber na Amazônia".

No Pavilhão Pará - Municípios, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) se fez presente com o Planetário Móvel, uma unidade itinerante que oferece sessões imersivas de Astronomia, em uma cúpula que simula o Universo que atraiu centenas de visitantes, de forma gratuita.

Reitor da Uepa, Clay Chagas, cumpriu agenda na Blue Zone

No Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá), o Laboratório de Análise de Águas da Uepa (Labágua) apresentou os resultados dos trabalhos desenvolvidos no local na programação da TechZone, evento que reuniu pesquisadores para apresentar soluções sustentáveis para a Amazônia.

Objetivando apresentar ao mundo a diversidade cultural da Amazônia, em peças únicas e sustentáveis, o Governo do Estado inaugurou o Museu do Artesanato Paraense (MAP), instalado no Espaço São José Liberto, no bairro do Jurunas, para funcionar durante a COP30. A Uepa colaborou com a realização do projeto desenvolvido pelas Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). 

Apresentações culturais, de música e dança, de projetos de extensão da universidade, também estiveram presentes nas agendas do Espaço São José Liberto, Parque da Cidade e Fórum de Integração Amazônia Global. 

Com a participação na COP30, a Uepa reforçou sua vocação de instituição regional comprometida com a pesquisa aplicada e o diálogo com comunidades tradicionais, fortalecendo parcerias interinstitucionais e ampliando a visibilidade das soluções científicas e culturais da Amazônia no debate global sobre clima.