Mais de 30 shows divertiram o público no Pavilhão Pará durante a COP30
Artistas de diversos municípios passaram pelo palco da Zona Verde do evento
Apresentações culturais de diversas linguagens encantaram o público que visitou a Zona Verde da COP30 durante todos os dias do evento. A iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), ocupou o palco do Pavilhão Pará, área aberta para toda a população.
Ao todo, ocorreram mais de 30 apresentações com dezenas de artistas oriundos de diversos municípios paraenses. Apenas nesta sexta-feira (21), última dia da conferencia, foram seis shows: Coral Vozes da Adepará começou o dia, seguido pelo Grupo Luar de Bagre,Grupo Musical 31 de Agosto, Musical Regional Instrumental da Fundação Carlos Gomes, Pedrinho Cavalléro e Arraial do Pavulagem, fechando o dia em grande estilo.
Penúltimo artista a cantar, Pedrinho Cavalléro comentou sobre a emoção de realizar essa perfomance. “Tem um sentimento totalmente especial, acho que pra todo mundo que tá aqui. Eu cantei canções que acho que o povo estava querendo ouvir nesse momento, os nossos clássicos, os nossos grandes compositores e galera cantou junto, teve um sabor muito especial”, narra Pedrinho.
O encerramento com Arraial do Pavulagem colocou todo mundo para dançar e fez a alegria do público.
Co-fundador do Arraial, Júnior Soares conta como a banda, que também é movimento cultural, aborda as questões ambientais. “A gente trabalha com o conceito de território, e entendemos que é preciso cuidar desse lugar e isso também significa sustentabilidade, pra nós significa plantio de árvores, educação ambiental. Antes não se falava disso, a gente fazia naturalmente. Acho que com essa vinda da COP pra cá a linguagem ficou mais simples, as pessoas estão entendendo. É um legado pra nós enquanto povo, além da infraestrutura”, afirma Soares.
A assistente social Maria Luzanira aproveitou o último dia da COP30 para conhecer o a Zona Verde no Parque da Cidade e curtiu os shows da noite, em especial do Pavulagem. “Já conheço o Arraial do Pagulagem há anos, amo e fechou com chave de ouro esse dia de muitos aprendizados. Infelizmente não consegui vir antes, mas hoje deu pra aproveitar bastante, assisti muitas palestras, andei bastante por aqui, foi maravilhoso”, diz a assistente social.
Texto: Juliana Amaral, Ascom Secult
