Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BANCO DE SANGUE
English Version

PSRM reforça estoque do Hemopa com sua terceira campanha de doação de sangue deste ano 

A campanha contou com 113 participantes, e captou 88 bolsas de hemocoponentes, que irão beneficiar 352 pessoas, e contribuir para a manutenção do estoque da Fundação Hemopa neste final de ano

Por Joelza Silva (PSRM)
26/11/2025 19h11

Em clima natalino, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), situado na avenida Augusto Montenegro, promoveu, nesta quarta-feira (26), a 3ª Campanha Interna de Doação de Sangue deste ano de 2025, na unidade de saúde. O evento, realizado em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), coordenado pela Comissão Transfusional  e pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital, contou com 113 participantes, e captou 88 bolsas de hemocoponentes, que irão beneficiar 352 pessoas, e contribuir para a manutenção do estoque da Fundação Hemopa neste final de ano.

André Santos, morador do bairro Bengui, realizou a sua primeira doação de sangue, após receber o convite de uma colaboradora do PRSM. Ele falou sobre a sensação que sentiu, ao saber que a sua doação pode contribuir com a manutenção da vida de quatro pessoas. “É uma sensação muito boa, saber que estou contribuindo com uma causa tão nobre, e contribuir com a saúde, e até mesmo salvar a vida das pessoas, com apenas uma doação. Eu já tinha vontade de doar sangue, mas faltava um incentivo, que veio quando conheci uma pessoa que trabalha aqui no Pronto-Socorro, que me convidou para participar da campanha. Confesso que a partir de agora, eu pretendo continuar doando sangue”, garante o doador.

Vanessa Pimentel, assistente social da Gerência de Captação de Doadores de Sangue da Fundação Hemopa

A assistente social da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Vanessa Pimentel, ressalta que as campanhas internas de doação de sangue são importantes para a fidelização dos  doadores de repetição, e também para incentivar outras pessoas a se tornem doadoras de sangue.

“Um dos grandes desafios para o Hemopa é estimular as pessoas a serem doadores de repetição. Então, quando o hospital consolida um trabalho de captação de doadores, contribui muito para o estoque, pois incentiva a doação regular. Esta é a terceira campanha deste ano de 2025 no PSRM, e reforço que, com essas campanhas, a gente já está formando doadores de repetição com a ajuda dos colaboradores, que se mobilizam e fazem um importante trabalho interno de incentivo à doação de sangue”, destaca assistente social.

A colaboradora do PSRM, Eurides Barata, se tornou doadora de sangue após experiência pessoal

Uma experiência pessoal foi o motivo pelo qual a engenheira ambiental, colaboradora do PSRM, Eurides Barata, se tornou doadora de sangue, quando sua filha a uma cirurgia de alta complexidade, e precisou ficar dois dias na UTI, justamente para a realização de uma transfusão de sangue. “Até minha minha filha precisar de sangue para uma transfusão, eu não tinha despertado para a importância do ato solidário mas, partir de 2015, eu me tornei uma doadora, porque eu senti na pele, me vi do outro lado, e desde então, faço questão de doar sangue e medula, e servir as pessoas que precisam do gesto solidário para continuarem vivendo”, pontua a colaboradora.

Segundo o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, é importante apoiar o Hemopa com as campanhas internas, que já fazem parte do calendário do hospital, visando formar doadores de repetição, para repor os estoques do banco de sangue do HEMOPA, e fortalececer a hemorrede estadual.  

“Estamos sempre incentivando os nossos funcionários a se tornarem doadores de repetição, para que os estoques do Hemopa estejam sempre abastecidos, já que, enquanto unidade de saúde, referência em atendimento clínico de urgência e emergência, utilizamos bastante o estoque do órgão, sendo as campanhas uma forma de compensar e retribuir pelo suporte que temos para atender a população usuária dos serviços que prestamos”, finaliza o diretor. 

Serviço: Administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o PSRM, localizado na avenida Augusto Montenegro, bairro Parque Guajará, na região do Bengui, se firmou como um símbolo da reconfiguração da saúde pública no Pará, com atendimento de Urgência e Emergência clínicas, funcionando 24 horas por dia, atendendo casos críticos em especialidades como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, incluindo as minimamente invasivas, realizadas via videolaparoscopia.