Sedap apoia o fortalecimento da cadeia do mel nos municípios paraenses
Na última quarta-feira (26), a instituição se fez presente à inauguração do Apiário Municipal de Castanhal, instalado no campus do IFPA
Com a finalidade de impulsionar e estimular o desenvolvimento da cadeia no Estado, a Sedap mantém um trabalho integrado com as prefeituras e associações de apicultores e meliponicultores das diferentes regiões de integração do Pará. Na última quarta-feira (26), representantes da instituição estadual participaram da inauguração do Apiário Municipal de Castanhal, no nordeste do Pará. O empreendimento é um importante passo para fortalecer a cadeia produtiva do mel no município. O espaço está localizado no campus do Instituto Federal do Estado do Pará (IFPA), que foi estruturado para o manejo das abelhas.
O local funciona como centro de capacitação e atividades práticas, atendendo produtores locais que participam de cursos oferecidos em parceria com o IFPA e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A Sedap esteve representada pelo coordenador de Produção Animal, Andrio de Andrade, e pelo assessor de gabinete Gabriel Foro. A solenidade de inauguração contou com a participação do prefeito do município, Hélio Leite e do secretariado municipal, entre eles, o gestor responsável pela pasta da Agricultura, Francisco Carlos, além de representantes das instituições parceiras, apicultores e meliponicultores locais. O Estado esteve representado, também, por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).
Fomento- A exemplo de Castanhal, a Sedap presta apoio para diferentes municípios do Estado que atuam na cadeia do mel. Entre eles, São João de Pirabas, também localizado na região nordeste do Pará. O coordenador de Produção Animal da Sedap disse que a secretaria trabalha no fomento à cadeia do mel, mais precisamente à apicultura (abelhas com ferrão) e à meliponicultura (sem ferrão). “Em Castanhal, antes de iniciar o projeto, a Sedap foi procurada e deu o suporte de informações técnicas”, lembrou Andrade.
Umas das ações da secretaria, por meio da Copan, é o trabalho de cadastramento dos criadores de abelhas junto à Adepará para que os produtores possam se formalizar e ter acesso aos benefícios, como mercados mais amplos e obtenção de certificações de qualidade, além do fortalecimento da cadeia produtiva e atualização do cadastro sanitário.
“O Pará tem um potencial muito grande de produção. Nós levamos a instituição e os parceiros até o produtor para facilitar esse trabalho conjunto”, destaca Andrade.
