Hospital Geral de Tailândia encerra com exames e informações campanha pela saúde do homem
Usuários, acompanhantes e profissionais da unidade hospitalar, que integra a rede de saúde pública estadual, participaram da programação
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), aderiu à campanha Novembro Azul, oferecendo exames e ações voltadas à conscientização do público masculino sobre prevenção ao câncer de próstata e valorização do cuidado integral da saúde do homem. Mais de 20 homens fizeram o exame de PSA, entre usuários atendidos na unidade e profissionais do Hospital.
As atividades foram encerradas nesta sexta-feira (28) com uma programação especial para usuários, acompanhantes e profissionais da unidade hospitalar. O encerramento ocorreu nas recepções do Pronto Atendimento e nas Clínicas de Internação, especialmente nos leitos masculinos. Integrantes do GTH percorreram os setores para orientar os pacientes e dialogar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Romper barreiras - A atividade teve como facilitador o enfermeiro Samuel Filipe, que repassou informações sobre a temática, incluindo hábitos preventivos, exames rotineiros e sinais de alerta que não devem ser ignorados. Durante a palestra, o profissional destacou a necessidade de romper barreiras culturais e preconceitos, que ainda afastam muitos homens dos serviços de saúde.
“Ainda encontramos muitos homens que evitam procurar atendimento por medo, vergonha ou pela crença de que não precisam de cuidados preventivos. É fundamental quebrar esses tabus. Cuidar da saúde não é sinal de fraqueza. É um ato de responsabilidade com a própria vida e a família. O diagnóstico precoce salva vidas, e o primeiro passo é buscar orientação e manter os exames em dia”, destacou o enfermeiro.
Além das orientações na palestra, foram distribuídos materiais educativos impressos, com informações claras e acessíveis sobre prevenção ao câncer de próstata, saúde sexual e cuidados gerais. Os participantes também receberam esclarecimentos conforme suas dúvidas e necessidades.
Como parte da campanha, o HGT ofereceu ao longo do mês exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), para detecção precoce de alterações na próstata. A iniciativa teve como objetivo mostrar aos homens a necessidade de fazer o exame regularmente, especialmente quem está acima de 50 anos ou que possui histórico familiar da doença.
Aprovação — Entre os beneficiados está o paciente Rogério Almeida, que acompanhou a palestra e destacou a importância desse tipo de orientação para pessoas que já passam por acompanhamento periódico de saúde. “Receber essas orientações aqui na recepção facilitou muito. É muito importante. A gente já está no Hospital e consegue aprender mais sobre como cuidar de outras áreas da saúde. Participei da palestra, e achei muito boa”, afirmou o usuário.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.
