Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO
English Version

Treinamento no PSRM fortalece cuidado integrado e melhora experiência dos pacientes

Ação multiprofissional destacou a construção do Plano Terapêutico centrado no paciente e o papel da comunicação entre equipes e familiares

Por Joelza Silva (PSRM)
28/11/2025 19h35

Para fortalecer o alinhamento dos profissionais envolvidos no processo de cuidado, promovendo uma conduta mais assertiva e harmonizada entre os membros da equipe, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), situado na avenida Augusto Montenegro, em Belém, realizou nesta semana, entre os dias 24 e 27, treinamento sobre "Plano Terapêutico" para equipe multiprofissional do Pronto-Socorro. 

De acordo com a médica infectologista Letícia Figueiredo Gomes, facilitadora do evento, juntamente com o enfermeiro coordenador do Núcleo Interno de Regulação, Ruan Felicidade, o treinamento permite que cada profissional, dentro de sua expertise, some para um plano de cuidados voltado não mais para doença em si, mas para um Plano Terapêutico centrado no paciente como o alvo do cuidado.

“O Plano Terapêutico singular, construído de forma assertiva, permite a melhor experiência do paciente, assim como fortalece a comunicação entre as equipes, favorecendo o engajamento e as corresponsabilidades de cada profissional. E, consequentemente, a melhoria de indicadores institucionais, fortalecendo assim, a cultura da melhoria contínua”, assegura a médica, que também coordena a Unidade de Internação Pediátrica. 

Internada no PS estadual para tratamento de complicações de osteoporose, dona Graça Assunção da Costa, 76 anos, moradora do bairro Tapanã, recebeu nesta sexta-feira (28), visita da equipe multiprofissional responsável pelo seu atendimento, ressaltou a importância de ter todos os profissionais prestando o cuidado necessário ao seu caso clínico, e destacou a  participação do familiar nas discussões sobre o seu Plano Terapêutico. 

"Eu fiquei muito feliz com a presença de tantos profissionais cuidando de mim. Sei que eles estão fazendo o melhor trabalho, pois cada um faz a sua parte, daquilo que aprendeu, de forma certeira. Minha sobrinha participou de todas as conversas, e isso é muito importante, porque os familiares precisam saber o que se passa com a gente no hospital. Estou me sentindo muito bem, porque estou sendo bem assistida com tudo o que preciso para sair do hospital bem", ressalta a paciente. 

Conforme o diretor assistencial do Pronto-Socorro, enfermeiro Aristônico Rodrigues Neto, quando o Plano de Cuidado assistencial é bem elaborado e seguido, falhas e retrabalhos, são evitados, além de oferecer um cuidado mais humanizado e eficiente, essencial para uma assistência em saúde segura, organizada e de qualidade. 

“O Plano Terapêutico não é apenas um documento, mas sim um direcionamento claro do cuidado que o paciente vai receber baseado nas suas necessidades reais, garantindo que toda a equipe fale a mesma linguagem e trabalhe com o mesmo objetivo, que é acompanhar a evolução do paciente, avaliar resultados e tomar decisões mais seguras, mas o melhor resultado na saúde integral do paciente. Por isso, este treinamento é tão importante, pois fortalece nossa responsabilidade com o cuidado, melhora nossa comunicação e reafirma nosso compromisso com a excelência na assistência à saúde da população assistida no nosso Pronto-Socorro”, reforça o gestor assistencial.

Os treinamentos, que aconteceram durante o plantão noturno e diurno, para que as equipes pudessem se revezar durante o expediente, contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas da equipe multiprofissional, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais.

Serviço:

Administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o PSRM, localizado na avenida Augusto Montenegro, bairro Parque Guajará, na região do Bengui, se firmou como um símbolo da reconfiguração da saúde pública no Pará, com atendimento de Urgência e Emergência clínicas, funcionando 24 horas por dia, atendendo casos críticos em especialidades como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, incluindo as minimamente invasivas, realizadas via videolaparoscopia.