Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Detran se aproxima das escolas e foca na educação para o trânsito a crianças e adolescentes

Formação infanto-juvenil tem como alvo gerar cidadãos mais conscientes e responsáveis nas vias públicas

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
08/12/2025 12h44

A educação para o trânsito começa em casa e nas escolas e de preferência ainda na primeira infância. Estimular nos estudantes atitudes e comportamentos seguros em ruas, estradas e avenidas é o objetivo das diversas ações que o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vem realizando em parceria com as escolas do Pará. Em 2025, as iniciativas foram ampliadas e se intenficaram para  criar no trânsito um espaço futuro de humanização e paz.

Desde 2019, o órgão vem buscando nas escolas e instituições de ensino públicas e privadas uma parceria permanente para estimular crianças e adolescentes a refletirem sobre a segurança viária. “O conhecimento transforma o comportamento das pessoas e as pesquisas mostram que as crianças absorvem a aprendizagem e tendem a praticar o que aprendem para toda a vida. São parceiras indispensáveis quando se pensa em segurança viária a médio e longo prazos. Portanto, estar junto com as escolas é um investimento na preservação da vida no trânsito”, avalia o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.

O artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro que prevê que: "A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação".

“O que a gente percebe durante as ações é que os estudantes gostam desse tema da educação para o trânsito e que eles possuem um potencial enorme de reproduzir em casa, no bairro e na própria escola o que aprendem com as nossas equipes e com os professores. O trabalho integrado entre o Detran e as escolas é a nossa prioridade”, explica a coordenadora de Educação do órgão, Celina Koury.

O Detran coordena o Programa Escolas em Trânsito, por meio do Projeto Trânsito e Escola: Caminhando para a Cidadania. Dedicado a escolas públicas dos municípios, o projeto percorre todo o Estado com atividades lúdicas e dinâmicas que ajudam o estudante a refletir sobre segurança viária. As atividade desenvolvidas em sala de aula ocorrem com palestras dialogadas, onde as equipes trabalharam dicas de segurança relacionadas aos pedestres, ciclistas e motociclistas, enfatizando a responsabilidade de cada um para a construção de um trânsito seguro, acessível e sustentável.

Desenvolvido com a parceria das secretarias de educação nos municípios, o projeto já visitou diversas cidades, entre as quais Benevides, Irituia, Mãe do Rio, São Caetano de Odivelas, Mãe do Rio, Ananindeua, Santa Bárbara do Pará, Belém e Igarapé-Açu, dentre outras. Este ano, 82 escolas e instituições de 18 municípios foram alcançadas com mais de  5 mil professores, responsáveis e estudantes de 03 a 21 anos participando das atividades. Os educadores do Detran utilizam recursos pedagógicos, como a revista de histórias Detranzinho, jogo da memória, jogo de tabuleiro aprendiz faixa de pedestres em tecido.

Detranzinho e Carreta Itinerante
O Projeto Detranzinho é sucesso de público desde que foi implantado, em 2023. Por meio de atividades lúdicas e práticas, o projeto busca despertar desde cedo a consciência sobre o comportamento seguro no trânsito, preparando os futuros cidadãos para atuarem de forma responsável como condutores, pedestres e ciclistas.

A agenda de atendimento às escolas ocorre o ano todo e os professores garantem que as crianças aprendem em poucas horas o que em geral é ensinado o ano todo na sala de aula.

“É impressionante a capacidade desse projeto de ensinar de forma tão rápida, o alcance é muito grande, porque tudo é muito lúdico e atrativo. A gente percebe o resultado, o brilho no olhar dos nossos alunos quando eles chegam aqui. Os agentes do Detran explicam e eles absorvem a informação de imediato e o que é melhor, brincando”, afirma a professora Ana Rosa Silva. Nestes dois anos de atuação, o programa Detranzinho atendeu aproximadamente 3.500 crianças e adolescentes de 66 escolas públicas e privadas, reafirmando o compromisso do Detran com a educação para o trânsito.

Há dois anos o Detran deu mais um passo na descentralização das ações educativas nas escolas. O órgão inaugurou o atendimento itinerante similar ao que ocorre no Detranzinho, porém de forma volante. As ações ocorrem em uma carreta adaptada para ir até os municípios e, junto com as escolas, proporcionar algumas horas de atividades totalmente interativas com direito a cineminha, teatrinho, pinturas, desenhos e quiz, todos eles com a temática da segurança de trânsito.

As ações não ficam só na teoria. Depois das atividades, as crianças descem da carreta e participam em solo de um minicircuito de trânsito que, com o auxílio de “veículos”, como a bicicleta e o patinete, simula uma via, onde os pequenos estudantes aprendem sobre travessia na faixa de pedestre, ultrapassagem segura, limites de velocidade, uso do capacete e identificação das cores semafóricas.

Recentemente, o Minicircuito Itinerante ampliou o atendimento para as pessoas atendidas nas Usinas da Paz entregues pelo Governo do Estado em todo o Pará.  Além das escolas que levam os alunos para as atividades das Usinas, a carreta também recebe crianças e adolescentes atendidos nessas instituições, ampliando o alcance social do projeto.

Capacitação de professores - Em 2025, a educação de trânsito do Detran ampliou a atenção, dessa vez aos professores. O Projeto Educação que Transforma Vidas: Capacitação de Professores para o Trânsito seguro e Cidadão integra o Programa Profissionalizar no Trânsito. A ação iniciada no final do ano passado,  consiste em capacitar professores de escolas públicas e privadas sobre o tema da educação de trânsito para que eles tenham mais autonomia e alcancem melhores resultados em sala de aula.

Após a capacitação realizada geralmente na sede do Detran, os agentes visitam a escola, aplicam os questionários de diagnóstico e entregam os kits pedagógicos para testar o conhecimento e habilidade dos professores no alcance dos resultados dos alunos. Inicialmente, o projeto tem como público-alvo alunos da educação infantil e do ensino fundamental menor.

O kit pedagógico entregue pelo Detran a cada professor capacitado é composto por cadernos regionalizadas, jogos de aprendiz, cadernos de pinturas, ecobag, revistinha Detranzinho, jogo da memória e outros. Com ele, o professor pode aplicar o que aprendeu e transformar a aula em um momento de aprendizagem e diversão.  

Até o momento, o projeto já capacitou 553 professores de 60 escolas em quatro municípios. Já a aplicação dos kits pedagógicos já beneficiou pelo 8 mil estudantes da educação infantil e ensino fundamental (1º ao 5º ano).