Com 21 anos de operações, Graesp se destaca pelo trabalho na área de segurança pública e ações humanitárias
O Grupamento Aéreo de Segurança Pública desempenha papel vital no combate à crimes ambientais, no enfrentamento à criminalidade e em ações humanitárias
Celebrando seus 21 anos de existência, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou na manhã desta quarta-feira (10) uma solenidade em homenagem ao trabalho desempenhado ao longo do ano de 2025, com mais de 3.163h de voo, presentes em 1.682 missões realizadas.
Atualmente o Graesp conta com um efetivo de 114 servidores, que atuam em 13 aeronaves, sendo elas: 7 helicópteros e 6 aviões, além de 2 simuladores de treinamento, no qual, todos os 52 pilotos da instituição, obrigatoriamente, realizam no mínimo quatro treinamentos por ano, reforçando o compromisso não só com a população como com o próprio efetivo.
Para o coronel Armando Gonçalves, diretor do Graesp, a realização de multimissão com foco, não somente na área da segurança, reforça o compromisso da instituição com o suporte à população.
“Buscamos executar não só missões de segurança pública, destinada à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou à Polícia Civil, mas também, entramos como apoio na área da saúde, com o transporte de órgãos e aeromédico, além de ações penitenciárias, com o transporte de presos. Esse ano resgatamos animais, como anta, peixe-boi, encontrados em locais de floresta e trazidos para Belém ou Santarém para garantir a segurança desses animais. Tudo isso nos possibilita aumentar muito o número de horas voadas, então isso requer mais treinamento, mais adaptação, mais estudos”, disse o diretor do Grupamento.
Cidadania e segurança - No ano de 2019, o Graesp desempenhou papel de extrema importância na pandemia de Covid-19, com o transporte de médicos, insumos, álcool, máscaras e remédios, além de transportar pacientes doentes aos hospitais de campanha. Além disso, o Grupamento Aéreo atua na Operação Curupira, no combate ao desmatamento em áreas de difícil acesso por todo o Pará.
O titular da Segup em exercício, coronel PM Ed-Lin Anselmo, destacou a importância do serviço desempenhado pelo Graesp ao longo desses 21 anos de existência.
“Hoje celebramos os 21 anos do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará, o nosso Graesp. Duas décadas e mais um ano de uma trajetória marcada por dedicação, coragem e compromisso com a vida. O trabalho do Graesp vai muito além do patrulhamento aéreo, a exemplo, de salvar vidas ao transportar órgãos para transplantes com agilidade e segurança, além da proteção da nossa fauna e do meio ambiente ao resgatar animais e atuar no combate aos incêndios florestais. Conseguimos garantir cidadania ao alcançar comunidades isoladas, onde muitas vezes, apenas o helicóptero do Estado consegue chegar. Cada missão representa o compromisso do Pará com uma segurança pública forte, humana e mais integrada”, disse o secretário.
Produtividade em 2025 - Ao todo, o Graesp atendeu 104 municípios do Estado do Pará e 8 de outros Estados da federação, atuando em 16 operações policiais, além de ações humanitárias e transporte de pessoas em missões de segurança pública. Para a investigadora de Polícia Civil, Cybelle Mota, aviadora da instituição, atuar em missões que colaboram para a continuidade da segurança de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, nas regiões de difícil acesso, reitera o prazer e compromisso em servir ao Estado.
“São quatro anos no Graesp, estou há dois anos na escala de voo e fico muito feliz por participar de diversas operações de desmatamento. Tive a grata honra também de participar de transporte de órgãos, de buscas, então isso só engrandece o profissional da área de segurança pública, e como piloto, servir o Estado dessa forma, tendo a oportunidade de abranger uma área tão grande e estar em locais em que realmente a população precisa do nosso apoio. O Graesp é isso, é o Pará e a população pode contar conosco em qualquer canto do nosso Estado”, falou a piloto.
Texto: Rubens Alves sob supervisão de Walena Lopes.
