Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESSOCIALIZAÇÃO

VI Mostra de Reinserção Social reúne corais e histórias de transformação

Evento reúne sete corais de custodiados do sistema prisional paraense e práticas que integram o Projeto 100% Liberdade, uma parceria entre a Vara de Execuções Penais (VEP) do TJ-PA, do Governo do Estado, através da Seap, e igrejas parceiras

Por Márcio Sousa (SEAP)
19/12/2025 19h17

Foi realizada, nesta sexta-feira (19), a VI Mostra de Reinserção Social promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), com apoio da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA). O evento foi realizado no templo da Igreja do Evangelho Quadrangular, com a participação de 200 custodiados do sistema penal se apresentando em corais que compõem as ações de reinserção do Projeto 100% Liberdade.

Fé e muita emoção marcaram a realização da VI Mostra de Reinserção Social. Centenas de pessoas compareceram ao templo da Igreja Quadrangular para ter a chance de rever familiares e acompanhar as apresentações das 200 Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) que fazem parte dos projetos de ressocialização da Seap, desenvolvidos pela Diretoria de Reinserção Social (DRS), em parceria com as entidades religiosas e da sociedade civil.

O grupo de 200 pessoas integram corais mantidos por igrejas parceiras e fazem parte das ações de ressocialização abarcadas pelo Projeto 100% Liberdade. Foi realizado ainda um desfile de moda com doze peças confeccionadas pelas integrantes da Cooperativa de Arte Feminina de Ananindeua (Coostafe), da Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF Ananindeua). As peças são as mesmas que foram apresentadas em evento realizado na Green Zone durante a COP30, em Belém.

O público também pode ver de perto outras produções desenvolvidas pelos custodiados, como marcenaria, artesanato, moda e decoração. O material foi exposto e colocado para a venda na entrada do templo da Igreja Quadrangular e atraiu bastante pessoas ao espaço.

O Diretor de Reinserção Social (DRS) da Seap, Valber Duarte, representou o secretário, coronel QOPM Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, na solenidade, e destacou o papel fundamental dos diretores de unidades penais, policiais penais e demais servidores, além das entidades parceiras, em especial a figura do titular da Vara de Execução Penal da Região Metropolitana de Belém, Deomar Alexandre de Pinho Barroso.

“Só temos a ganhar mantendo esse trabalho. A sociedade só tem a ganhar com a reinserção, e a religião tem um papel fundamental nesse processo. A missão da nossa secretaria é fazer a custódia e reinserção, e temos feito isso com excelência. Com o apoio de vocês (servidores), de todo o corpo diretivo, e com o apoio fundamental das famílias”, disse Valber Duarte.

Organização – O titular da Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana, Deomar Barroso, descreveu como “fantástica e extraordinária” a realização da VI Mostra de Reinserção. Ele destacou a mobilização dos 200 custodiados ter ocorrido sem nenhum tipo de incidente, graças à capacidade de operação da Seap e ao bom comportamento dos internos participantes.

“Foi um evento maravilhoso, 200 presos dentro de uma igreja. A maioria do fechado, sem problema nenhum. Tivemos um evento belíssimo aqui e foi extraordinário, é só gratidão, gratidão. Parabéns ao secretário Marco Sirotheau, parabéns a toda a equipe dele. Parabéns ao conselho da comunidade, às igrejas, à Igreja Quadrangular, que foi a sede que nos cedeu a casa dela, a Patrícia Queiroz, a vereadora que abrilhantou aí o nosso dia”, declarou o juiz Deomar.

O Diretor de Administração Penitenciária, coronel QOPM Odenir Margalho, também destacou a operacionalidade da equipes de policiais penais tanto das unidades envolvidas, quanto das forças especializadas do Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), que atuaram no controle e deslocamentos dos internos.

“Mostra da capacidade operacional da Seap na mobilização de todas essas unidades, onde existe o trabalho de reinserção através dos corais das igrejas evangélicas. E a gente com muita satisfação entende que a operação foi um sucesso, nenhuma ocorrência, ao contrário, um trabalho de agradecimento ao louvor a Deus, com a participação da secretaria na condução dos custodiados. Cremos que foi bastante positivo”, frisou o diretor.

Transformação 
“Deus colocou ele nesse lugar porque Deus tinha um propósito na vida dele. Se ele estivesse fora, talvez essa hora não estaria mais entre nós”, disse a cozinheira Maria Celeste, ao ver o sobrinho Sidney Siqueira se apresentado no coral da Unidade de Custódia e Reinserção (UCR Marituba I). Ela relatou que estava há dez anos sem poder ver o sobrinho, e além da oportunidade de revê-lo no altar do templo, pode testemunhar a mudança que está acontecendo na vida de Sidney.

“Deus mudou a vida dele ali naquele lugar muito, mudou muito, muito mesmo. Se não fosse Deus, se ele não estivesse servindo a Deus, não sei o que ele estaria fazendo. Mas eu creio que Deus está com ele ali dentro. Está guardando, guardando a vida dele por ele estar servindo a Ele. É muito gratificante ver ele, faz mais de dez anos que eu não o via. Hoje eu tive a oportunidade de estar aqui vendo ele de perto”, disse, emocionada.

A dona de casa Marta Lúcia Lima foi outra pessoa que teve a chance de rever o irmão após três anos sem poder vê-lo, “mesmo que de longe”. Ela se diz muito feliz ao terminar o ano de 2025 e ter a chance de ver novamente o irmão, Wanderley Santana. 

“Fiquei muito feliz de ver mesmo que de longe, que a gente não pode se aproximar, a gente entende. E assim, a gente fica feliz, porque no término de um ano, Deus proporcionar para a gente essa oportunidade de rever. A gente não esperava nunca que fosse na situação dessa, mas infelizmente muitos passam por isso. A gente como família tem que sempre estar ali dando o apoio. Não desprezar, mas crer numa mudança, numa transformação do ser humano”, defende Marta Lúcia.

Mas felicidade mesmo estava estampada em Thiago Salomão, um dos 200 internos que se apresentaram hoje na VI Mostra de Reinserção Social. Ele integra o coral da Cidade de Cristo, da UCR Icoaraci, e é praticamente um “veterano”, pois essa foi a 18ª apresentação que ele participa com os demais companheiros. Ele se disse feliz com mais uma oportunidade de demonstrar que está hoje em outro caminho e em busca de um novo futuro.

“Eu agradeço a Deus por isso (poder cantar no coral). E graças a Deus, hoje nós nos impressionamos. Deus, Ele operou grandiosamente. E podemos ver a nossa família. E cada vez mais tem nos impressionado. cada mostra de recepção. Essa foi a sexta que nós viemos e tem tocado nosso coração profundamente”, concluiu.