Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NATAL NO HC

Hospital de Clínicas promove ações de Natal e reforça cuidado humanizado

Equipes multiprofissionais do HC realizaram uma série de confraternizações que reforçaram o acolhimento, a humanização do cuidado e a atenção a pacientes e acompanhantes

Por Lucila Pereira (HC)
23/12/2025 15h21
A Clínica Pediátrica realizou uma festa de Natal com a chegada do Papai Noel e a distribuição de presentes, proporcionando às crianças internadas a vivência da magia natalina e transformando o ambiente hospitalar em um espaço de afeto, sorrisos e emoção

Sorrisos, abraços e mensagens de esperança marcaram o mês de dezembro no Hospital de Clínicas (HC), em Belém, onde o espírito do Natal chegou a diferentes setores por meio de confraternizações que levaram acolhimento e humanização a pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

Um dos destaques da programação foi a festa de Natal da Clínica Pediátrica, que contou com a chegada do Papai Noel e a distribuição de presentes. A iniciativa teve como objetivo proporcionar às crianças internadas a vivência da magia do Natal, mesmo durante o tratamento de saúde, transformando o ambiente hospitalar em um espaço de afeto, sorrisos e emoção.

Carmosina Lobato, coordenadora médica da Clínica Pediátrica

Segundo a cardiopediatra Carmosina Lobato, coordenadora do setor, muitas crianças permanecem internadas por longos períodos, e ações como essa geram impactos positivos não apenas para os pacientes, mas também para os profissionais que acompanham diariamente o tratamento. “É muito importante proporcionar um Natal humanizado, trazendo a magia para essas crianças. Ver o brilho no olhar delas ao receberem um presente e ao verem o Papai Noel também é um presente para toda a equipe”, afirmou.

Além da Clínica Pediátrica, ao longo do mês a programação envolveu também diversas áreas do hospital, como a Emergência e a Clínica Psiquiátrica, Obstetrícia, Clínicas Médica e Cirúrgica, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Serviço de Ambulatório Médico e o Serviço de Terapia Renal Substitutiva, levando esperança e momentos de alegria a quem precisou passar as festas no ambiente hospitalar.

Entre os setores contemplados, a Clínica Médica foi um dos espaços onde os pacientes participaram de atividades como bingo e apresentações musicais, promovendo integração, leveza e momentos de descontração durante o período de internação. “Fiquei surpresa e muito impactada. Vi o Papai Noel chegar, tirei foto e participei da confraternização. Foram momentos muito especiais. Mesmo longe de casa e da família, encontramos aqui pessoas que nos acolhem”, contou a paciente Ruth Marques, de 62 anos, do município de Altamira. Internada no HC há quase dois meses, ela falou da emoção ao participar das atividades  de Natal no hospital.

Na Clínica Médica, pacientes participaram de atividades como bingo e apresentações musicais, promovendo integração, leveza e momentos de descontração durante o período de internação

Promoção à saúde e ao bem-estar – Mais do que celebrar uma data simbólica, as ações natalinas no HC reforçaram a importância do cuidado com o bem-estar emocional durante a internação, promovendo acolhimento, escuta e convivência, iniciativas contribuíram diretamente para a saúde mental de pacientes e familiares.

Na Emergência Psiquiátrica, as ações também contribuíram significativamente para o bem-estar emocional dos pacientes. Dejan Moraes, do bairro da Condor, está acompanhando a esposa e ressaltou a importância dessas iniciativas no processo de cuidado. “Essas atividades ajudam a renovar a mente dos pacientes. É muito bom ver esse cuidado, esse suporte, principalmente para quem enfrenta problemas de saúde mental”, comentou.

Já as ações das UTIs neonatal e pediátrica foram adaptadas à realidade dos pais das crianças internadas. A terapeuta ocupacional Carla Adriana Nascimento explicou que oficinas terapêuticas foram realizadas com o objetivo de reduzir o sofrimento emocional dos pais e fortalecer os vínculos familiares. “Essas atividades permitem que pais e mães expressem sentimentos, reduzam a angústia da espera e mantenham o vínculo com seus filhos, humanizando o ambiente da UTI”, destacou.

Na avaliação do psicólogo George Pontes, o Natal é um período simbólico, que representa esperança, recomeços e fortalecimento de vínculos, sentimentos essenciais para pacientes e familiares que vivenciam a hospitalização. “O Natal simboliza esperança, fechamento de ciclos e início de outros. Quando o hospital promove essas ações e traz o espírito natalino para dentro da unidade, o paciente e a família se sentem mais envolvidos e pertencentes. Isso gera um impacto muito positivo, principalmente para quem está longe de casa e passa esse período internado”, explicou.