Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HRPM amplia capacidade cirúrgica e aumenta em 30% número de procedimentos em 2025

Unidade oferece atendimento de média e alta complexidade, e contribui para descentralizar os serviços especializados na Ilha do Marajó

Por Governo do Pará (SECOM)
26/12/2025 13h03
Em Breves, uma das instalações do Hospital Regional do Marajó

Em 2025, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) implementou uma série de estratégias voltadas ao fortalecimento da assistência prestada e à ampliação contínua dos serviços ofertados à população marajoara. Entre as ações desenvolvidas ao longo do ano, destaca-se a reestruturação do fluxo interno dos centros cirúrgicos, promovendo maior integração entre as equipes médicas e de enfermagem.

A iniciativa de gestão resultou em ganhos significativos de produtividade, além de reforçar a segurança e a qualidade dos procedimentos realizados. Como reflexo dessas melhorias, o HRPM contabilizou, entre os meses de janeiro e novembro de 2025, a realização de 4.337 procedimentos cirúrgicos, um crescimento de quase 32% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para Ivete Vaz, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), “os resultados alcançados pelo Hospital Regional Público do Marajó em 2025 demonstram a efetividade de uma gestão comprometida com a organização dos fluxos assistenciais, o fortalecimento das equipes e a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde. O crescimento de quase 32% no número de cirurgias realizadas reflete investimentos em planejamento, integração multiprofissional e segurança do paciente, garantindo atendimento mais resolutivo, humanizado e de qualidade à população marajoara”.

O reordenamento dos horários cirúrgicos conforme as rotinas médicas, também foi adotado, assim como o acolhimento ampliado ao corpo clínico e à equipe de enfermagem, e o aumento do giro de leitos por meio de estratégias internas de gestão hospitalar. Além disso, a instituição reforçou o apoio contínuo da gestão às demandas cirúrgicas, priorizando resolutividade e a redução de cancelamentos, o que contribuiu diretamente para o número recorde de cirurgias realizadas.

Para a gerente assistencial do HRPM, enfermeira, Hegla Guimarães, os resultados alcançados pela unidade em 2025 demonstram a efetividade das estratégias assistenciais adotadas ao longo do ano.

“A reorganização dos fluxos cirúrgicos internos, aliada à ampliação dos procedimentos realizados por videocirurgia, permitiu o giro de leitos, reduzindo o tempo de permanência dos pacientes”, pontuou a gestora.

Ela acrescenta que essas ações refletem um trabalho integrado entre as equipes assistenciais médicas e de enfermagem, com apoio permanente da alta gestão, possibilitando a redução do tempo de espera para cirurgias eletivas e ampliando o acesso da população do Marajó a procedimentos de média e alta complexidade.

“Nosso compromisso é seguir prestando assistência segura, de qualidade e humanizada, por meio de boas práticas de gestão, promovendo a melhoria contínua dos processos ao usuário do SUS”, finalizou Hegla Guimarães.

Aprovação - Operada no HRPM, Rayara Santos Santiago, de 31 anos, fez questão de registrar sua gratidão pelo atendimento recebido. “Gostaria de expressar minha gratidão primeiramente a Deus e, em seguida, a toda a equipe que faz parte do HRPM. Quando precisei passar por uma cirurgia de apendicite, fui muito bem atendida e acolhida por todos”, destacou.

Rayara também ressaltou a organização e a estrutura da unidade. “Quando pensamos em hospital público, logo imaginamos um lugar caótico, mas a organização e a estrutura desse hospital me impressionaram. A gestão está de parabéns”, afirmou.

Em seu depoimento, a paciente fez um agradecimento especial à médica responsável pelo procedimento. “Gostaria de agradecer em especial à doutora Sara, que realizou minha cirurgia. Além de extremamente qualificada, é uma profissional muito humana e gentil”, relatou.

Referência em cirurgia de laparoscopia – Além de cirurgias abertas, o Regional do Marajó conta também com a cirurgia videolaparoscópica, minimamente invasiva, um tipo de procedimento cirúrgico realizado com o auxílio de uma microcâmera e instrumentos especiais, introduzidos no corpo por pequenas incisões.

Dados – Em 2024, o HRPM propiciou a realização de 3.288 procedimentos cirúrgicos entre os meses de janeiro e novembro. Neste ano, o hospital realizou 4.337 procedimentos, um aumento de quase 32%.

O HRPM é parte da rede estadual de saúde, sob gestão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A unidade oferece atendimento de média e alta complexidade, sendo referência para a população do Marajó ao descentralizar serviços especializados.

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó fica situado na Av. Rio Branco, nº 1.266, no  bairro Centro, em Breves.

Texto de Pedro Amorim