Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO SEGURO

Fiscalização faz mais de 3 mil testes do etilômetro e prende três condutores por alcoolemia

Na avaliação do Detran, os números indicam que mais de 97% dos motoristas abordados respeitaram a Lei Seca, o que mostra a eficácia das ações preventivas e educativas

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
29/12/2025 18h56

As ações de fiscalização de trânsito realizadas no fim de semana resultaram na prisão em flagrante de três condutores por alcoolemia. Durante as abordagens, foram realizados 3.115 testes do etilômetro, que geraram 25 autuações por dirigir sob influência de álcool e 41 por recusa ao teste. A conduta é considerada infração gravíssima conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

"Como resultado dessa operação do final de semana, que antecede a virada de ano, a gente registrou um número considerável de condutores sob influência de álcool. A constatação foi feita a partir da realização do teste do etilômetro", destacou Ivan Feitosa, coordenador de Operações do Detran.

Equipes do Detran estão nas estradas para coibir infrações

Ao todo, 66 motoristas foram autuados por infrações relacionadas à alcoolemia, o que corresponde a aproximadamente 2,1% do total de condutores fiscalizados. Os números indicam que mais de 97% dos motoristas abordados respeitaram a Lei Seca, demonstrando a eficácia das ações preventivas e educativas.

"Nós temos equipes posicionadas tanto na PA-124, na PA-444, e também patrulhamento nas praias do Atalaia e Farol Velho (no município de Salinópolis, nordeste paraense). Qualquer eventualidade de flagrante, qualquer acionamento por parte da segurança pública, através do nosso Núcleo de Operações (Niop), as equipes são deslocadas para fazer o atendimento dessas ocorrências", explicou Ivan Feitosa.

Mais infrações - Além das ocorrências ligadas ao consumo de álcool, a fiscalização registrou outras infrações relevantes. Foram contabilizadas 726 autuações por trânsito indevido pelo acostamento; 325 por licenciamento anual em atraso; 306 por condução de motocicleta sem uso de capacete e 196 por ultrapassagem em local proibido.

As operações continuam intensificadas com o objetivo de preservar vidas, reduzir sinistros de trânsito e promover maior segurança viária nas vias. "A ação Lei Seca, além de Salinópolis, está sendo realizada em 19 municípios, onde também é registrada maior frequência de pessoas e veículos", ressaltou o coordenador.