Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E CULTURA

Estado consolida Mangueirão e Mangueirinho nos circuitos nacional e internacional de grandes eventos

Em 2025, o Mangueirão sediou competições e shows, e virou protagonista na Região Norte ao entrar na Rota Turística do Futebol do Mercosul, alinhada à marca 'Visit South America'

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
30/12/2025 08h30

O Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, e a Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, consolidaram-se em 2025 como protagonistas na rota de grandes eventos esportivos, culturais e religiosos, nacionais e internacionais. Ao longo do ano, os dois equipamentos públicos do governo do Estado transformaram Belém em um dos principais polos de eventos da Região Norte, com capacidade para sediar programações simultâneas de grande porte.

Esse protagonismo foi reforçado com a inclusão do Mangueirão na Rota Turística do Futebol do Mercosul, iniciativa internacional coordenada pelo Brasil durante sua presidência no bloco sul-americano, colocando o Pará em evidência no turismo esportivo continental. O Mangueirão é o único estádio da Região Norte a integrar o circuito internacional, alinhado à marca “Visit South America”, que busca valorizar o futebol como uma das expressões culturais mais simbólicas da identidade sul-americana.

Somente em 2025, o Mangueirão recebeu cerca de 86 eventos, entre 60 partidas de futebol e 26 shows. Entre os destaques, a primeira edição do Global Citizen Festival: Amazônia, realizada em 1º de novembro, que reuniu aproximadamente 50 mil pessoas e marcou a estreia do festival internacional em território amazônico. O evento histórico uniu música, ativismo e debates sobre justiça climática, sustentabilidade e valorização dos povos da floresta, antecedendo a COP30.

Chris Martin foi uma das atrações internacionais no Global Citizen Festival: Amazônia

Diversidade - O line-up (programação de artistas) contou com atrações nacionais e internacionais, como Anitta, Gilberto Gil, Seu Jorge, Gaby Amarantos, Daniela Mercury e Charlie Puth, além de artistas indígenas, como Eric Terena, Kaê Guajajara e Djuena Tikuna. O Festival teve ainda a participação especial de Chris Martin, vocalista do Coldplay, e a presença emblemática do cacique Raoni Metuktire, da etnia Kayapó, fortalecendo o diálogo entre cultura, meio ambiente e povos originários.

Além do Festival, o Mangueirão sediou a Supercopa do Brasil 2025, no dia 2 de fevereiro; o Circuito Mangueirão, nos dias 1º, 8, 15 e 22 de fevereiro, e o Parárraiá 2025, considerado o maior São João da Amazônia. O evento reuniu mais de 500 mil pessoas entre os dias 12 e 15 de junho, no estacionamento.

Futebol e meio ambiente - O estádio também foi palco de partidas decisivas da Série B do campeonato brasileiro, que culminaram com o acesso do Clube do Remo à elite do futebol nacional, além do evento “Amazônia Live – Hoje e Sempre”, realizado em 20 de setembro.

Outro destaque foi o evento gospel “Vem Louvar Pará”, que atraiu mais de 100 mil fiéis, além da gravação do DVD comemorativo de 30 anos da banda Calcinha Preta, que contou com o maior palco já montado na história do estádio. A estrutura, com 80 metros de largura e 25 metros de altura, impressionou o público e superou produções anteriores realizadas no local.

Entretenimento e inclusão - O Mangueirão também cumpriu papel estratégico no incentivo ao esporte amador, ao sediar a final do Parazão da Pelada, competição que reúne mais de 40 equipes de todas as regiões do Pará.

Outras ações incluíram aulas gratuitas de tênis na esplanada, por meio do Projeto Tênis na Comunidade, que atende mais de 40 crianças e jovens de Belém, além de palestras, treinos de dança em cadeira de rodas e eventos esportivos no entorno do estádio, como corridas, ciclismo, longboard, patins e atividades recreativas.

Canil no Novo Mangueirão - Em agosto, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), entregou o novo Canil do Mangueirão, em ação alusiva ao Dia Mundial do Cachorro. O espaço foi construído para garantir segurança e bem-estar aos seis cães que vivem no estádio desde o período da pandemia de Covid-19.

Os animais chegaram ao local quando o Mangueirão foi adaptado como abrigo para pessoas em situação de rua e, com o falecimento de alguns tutores, passaram a receber cuidados permanentes da equipe do complexo. O novo canil segue todas as normas técnicas e legais, oferecendo um espaço adequado especialmente nos dias de jogos e grandes eventos.

Daniela Mercury esteve entre as estrelas nacionais a encantar o público no Mangueirão

Público aprova Arena Gamer - Instalada no Mangueirão em 2024, a Arena Gamer também se destacou em 2025, recebendo 1.057 visitantes ao longo do ano. A colônia de férias, realizada em julho, atraiu mais de 400 participantes apenas nos primeiros 15 dias. O espaço é totalmente climatizado, e conta com equipamentos de última geração, estúdio de transmissão e estrutura voltada à inclusão digital e ao lazer gratuito.

Segundo o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, os resultados refletem uma política pública consistente. “O Mangueirão e o Mangueirinho vivem um novo momento. Em 2025, mostramos que esses equipamentos são muito mais do que arenas esportivas: são espaços de cidadania, cultura, lazer e desenvolvimento econômico. Essa agenda intensa fortalece o turismo, gera emprego e posiciona o Pará no circuito dos grandes eventos do Brasil e do mundo”, ressalta o titular da Seel.

Jogos entre grandes clubes nacionais movimentaram o Mangueirão em 2025

Próxima agenda - Para 2026, o Mangueirão já tem programada a abertura do Parazão Banpará – Série A, com partidas do Clube do Remo, além de eventos culturais, como o ensaio da cantora Anitta, no dia 10 de janeiro. O Bloco Vumbora 2026 também está confirmado para 31 de janeiro, no Circuito Mangueirão. Outro marco será a estreia da banda Guns N’ Roses na Região Norte. No dia 25 de abril de 2026, Belém receberá a banda, como parte da turnê “Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things”.

Pela primeira vez, a capital paraense vai sediar a Vigília de Encerramento Nacional da Quaresma de São Miguel, um encontro de grande relevância para fiéis de todo o Brasil. A Arquidiocese de Belém confirmou que a vigília será realizada nos dias 26 e 27 de setembro de 2026, no Mangueirão.

Mangueirinho também é referência - A Arena Guilherme Paraense, mais conhecida como Mangueirinho por estar ao lado do Mangueirão, também encerrou 2025 em destaque no calendário nacional e internacional. O principal evento foi o Mundial de Clubes de Vôlei Masculino, realizado nos dias 16, 17, 18, 20 e 21 de dezembro, que reuniu mais de 22 mil pessoas. A grande final, entre o italiano Perugia e o japonês Osaka, levou mais de 7 mil torcedores à arena, com o time europeu conquistando o título e se tornando tricampeão mundial em Belém.

Jogo do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino

Competições - O Mangueirinho também recebeu, no dia 22 de fevereiro, partidas da Superliga de Vôlei, como o confronto entre Sada Cruzeiro e Vôlei Renata, que registrou público superior a 9 mil pessoas, além do Campeonato Paraense de Muay Thai; do evento de MMA/Boxe “The King of Fight”; do show de José Augusto; do espetáculo infantil “Enaldinho”; do festival religioso “Aviva 2025”; o Pará Pet Show e outros eventos.

A Arena sediou 65 eventos em 2025, entre competições esportivas, shows e treinos de equipes, todos com apoio do Governo do Pará, por meio da Seel, se tornando referência entre as principais arenas multiuso da Região Norte.