Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESGATE

Ação integrada das forças de segurança garante salvamento em alto-mar no nordeste paraense

Uma embarcação de pescadores estava à deriva há mais de três dias. Todos os tripulantes foram salvos, sem ferimentos.

Por André Macedo (SEGUP)
02/01/2026 18h46

Uma operação conjunta, realizada na manhã desta quinta-feira (2), resultou no salvamento de tripulantes de uma embarcação de pesca, que se encontrava à deriva em alto-mar, no nordeste paraense. A ação envolveu o 13º Grupamento Bombeiro Militar de Salinópolis (13º GBM), o 24º Grupamento Bombeiro Militar de Bragança (24º GBM) e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

Embarcação partiu de Bragança e teve problemas mecânicos

De acordo com o major Rodrigo do Vale, comandante do 13º GBM, o chamado foi registrado por volta de 8h30, após contato feito pelo subcomandante do 24º GBM, informando a situação de emergência envolvendo uma embarcação de pesca, que havia partido do porto de Bragança e apresentava problemas mecânicos. A embarcação estava à deriva há mais de três dias no Oceano Atlântico.

Diante da gravidade da ocorrência foi acionado o apoio do Graesp. A aeronave Guardião 03, comandada pelo capitão Francisco e pelo tenente Sidônio, foi utilizada na operação de resgate, transportando a tripulação até o município de Bragança, garantindo a segurança e a integridade dos pescadores.

Aeronave do Graesp foi fundamental no resgate dos pescadores

Sem risco - Segundo informações repassadas pelas equipes envolvidas no salvamento, todos os tripulantes foram encontrados em boas condições de saúde, não havendo registro de feridos. A atuação rápida e coordenada entre os grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e o Graesp foi fundamental para o êxito da missão.

A ocorrência reforça a importância da integração entre as forças de segurança e salvamento do Estado, especialmente em operações de busca e resgate em ambientes de difícil acesso, como o mar aberto, onde o tempo de resposta é decisivo para a preservação de vidas.

Segundo o diretor do Graesp, coronel PM Armando Gonçalves, “nossa aeronave, o helicóptero Guardião 03, demonstrou mais uma vez ser um instrumento vital e insubstituível na defesa da vida em nosso Estado. Este resgate reforça a importância do investimento contínuo em nossa capacidade aérea. O Grupamento Aéreo não é apenas um apoio. Somos a linha de frente em situações extremas, garantindo que, não importa o quão longe ou difícil seja o acesso, o braço do Estado chegue para proteger o cidadão paraense. Parabéns a todos pelo sucesso desta missão!”.