Arcon capacita novos controladores e fortalece fiscalização do transporte metropolitano
Treinamento inicial reuniu 42 servidores recém-contratados em Processo Seletivo Simplificado para atuação na região metropolitana de Belém
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará realizou esta semana um treinamento inicial com 42 controladores de transporte que ingressaram recentemente na Arcon, por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS). A capacitação focou na fiscalização do Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB), como parte de um processo estratégico de qualificação dos servidores e aprimoramento do sistema.
“Esse momento a gente pode chamar de um processo de aperfeiçoamento e capacitação dos novos servidores. O sistema está em fase de calibração, e a atuação desses controladores na coleta de dados operacionais, diretamente na ponta, é fundamental para melhorar o atendimento à população da Região Metropolitana de Belém”, destacou o diretor-geral da Arcon, Eduardo Ribeiro.
O treinamento foi pensado para orientar os novos servidores sobre postura profissional, atribuições, procedimentos de fiscalização em campo e padronização no repasse de informações à agência reguladora. O SIT/RMB abrange o Sistema BRT Metropolitano, iniciativa do Governo do Pará voltada à modernização e integração do transporte público na Grande Belém.
A analista em regulação de serviços públicos da Arcon, Luzilene Silva, explica que a maioria dos controladores nunca havia atuado no serviço público e isso reforçou a necessidade da preparação. “Como o sistema envolve diversas concessionárias e uma estrutura complexa, foi necessário alinhar o que deve ser fiscalizado em campo e como essas informações devem ser repassadas à Arcon”, explicou.
O primeiro encontro teve caráter teórico e abordou os principais pontos de verificação em campo, além de apresentar o futuro regulamento operacional do sistema, que servirá de base para a aplicação de sanções às concessionárias em casos de descumprimento dos padrões de qualidade do serviço.
“Participaram 42 controladores, mas a Agência já prevê novas capacitações com foco prático, incluindo orientações sobre autuação, preenchimento de autos de infração e abordagem às concessionárias, além de atividades em campo acompanhadas pela equipe técnica”, garante Luzilene.
O Sistema BRT Metropolitano atende cerca de 3,5 milhões de passageiros por mês nos municípios de Santa Izabel, Santa Bárbara, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém. A frota é composta por 265 ônibus, sendo 40 elétricos, com zero emissão de gases poluentes, e 225 veículos a diesel Euro 6, que emitem até 15 vezes menos poluentes em comparação aos ônibus convencionais.
O sistema conta com corredores exclusivos, estações de embarque em nível, integração entre linhas troncais e alimentadoras e um Centro de Controle Operacional, com o objetivo de garantir maior fluidez no tráfego e redução no tempo de viagem na Região Metropolitana de Belém.
