Governo do Pará inicia reestruturação do Hospital Estadual Materno-Infantil Anita Gerosa
Com obras de reconstrução, os serviços de baixa e média complexidade serão ampliados, incluindo Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Adulto
Para garantir a ampliação do atendimento, interiorização e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com serviços ofertados à população de Ananindeua e municípios do entorno, na Região Metropolitana de Belém, especialmente para mães e bebês, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), iniciou nesta quarta-feira (14) a obra de reconstrução e ampliação do Hospital Estadual Materno-Infantil Anita Gerosa.
O Hospital, que será reconstruído e ampliado, se tornará uma unidade pública com atendimento clínico geral, ambulatorial, internações para casos de baixa e média complexidade, serviços cirúrgicos básicos, atendimento neonatal e exames por imagem, e contará com duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 10 leitos de UTI Neonatal e 10 de UTI Adulto. Inicialmente, a nova estrutura contará com mais de 60 leitos, ampliando significativamente a capacidade de atendimento às gestantes e recém-nascidos da região, reduzindo a sobrecarga de hospitais de alta complexidade, como a Santa Casa do Pará.
Visita técnica - Na manhã da última terça-feira (13), o secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado, juntamente do secretário-adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Ivison Carvalho e do secretário-adjunto de Gestão Administrativa, Paulo Lima, realizaram uma visita na unidade, analisando toda a infraestrutura junto às equipes.
Há um ano, a população de Ananindeua e localidades próximas estão sem contar com os atendimentos do Hospital Materno-Infantil Anita Gerosa, o que aumenta a urgência no andamento da obra, explicou Ualame Machado.
“E com isso gera uma sobrecarga na Santa Casa enorme. Em razão disso, o governo do Estado adquiriu o Hospital Anita Gerosa, e nós estamos iniciando agora a reconstrução, adaptação e ampliação desta unidade, que é muito importante para essa região. Também estamos modernizando o atendimento, e vamos poder inaugurar o mais breve possível toda essa unidade, para assim absorver a demanda materno-infantil de Ananindeua e municípios vizinhos, para que possamos, cada vez mais, ampliar o atendimento por todo o Pará”, disse o titular da Sespa.
“A execução desta primeira etapa é estratégica para a modernização do Hospital Anita Gerosa, assegurando condições adequadas de funcionamento, ampliação da capacidade assistencial e melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população direcionada para o perfil de hospital materno-infantil”, informou o engenheiro civil Edir Amaral, do Departamento de Engenharia Saneamento e Saúde Ambiental (Desam).
Anúncio das obras - O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan estiveram no local no último dia 3 de janeiro, anunciando a reconstrução da unidade, que se tornará referência no atendimento à mulher e à criança no Pará. A iniciativa faz parte da estratégia do governo para ampliar a rede pública de saúde na Região Metropolitana, priorizando a assistência materno-infantil.
Localizado na Rodovia BR-316, centro de Ananindeua, o Hospital Estadual Materno-Infantil Anita Gerosa, contará com mais de 60 leitos, distribuídos por UTI, enfermaria, apartamento, centro de parto normal e centro cirúrgico.
