Hospital Regional do Marajó registra mais de 6 mil sessões de hemodiálise em 2025
No último ano, a ampliação de 14 vagas para hemodiálise ambulatorial permite ao HRPM operar em quatro turnos semanais
Com a oferta de vários serviços, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, exerce um papel estratégico ao descentralizar atendimentos essenciais e ampliar o acesso à saúde no Arquipélago do Marajó. Ao registrar mais de 6.4 mil sessões de hemodiálise em 2025, a unidade reforça sua relevância na assistência contínua e especializada aos pacientes que precisam de terapia renal, contribuindo diretamente para a qualidade de vida e a segurança desses usuários.
Joseane Corrêa, enfermeira e responsável técnica pelo Centro de Hemodiálise do HRPM, ressalta que 6.427 sessões de hemodiálise é muito mais que um número expressivo de atendimentos. “Esse resultado evidencia o compromisso contínuo do HRPM com a assistência especializada e humanizada aos pacientes com doença renal crônica, garantindo acesso regular a um tratamento vital para a manutenção da vida. Cada sessão simboliza cuidado, acompanhamento multiprofissional e a possibilidade de mais qualidade de vida para usuários que dependem da terapia renal substitutiva”, pontuou.
Ampliação - No último ano, o Hospital Regional do Marajó deu um importante passo para fortalecer a assistência em Nefrologia no arquipélago, com a ampliação de 14 vagas para hemodiálise ambulatorial. Isso permite ao HRPM operar em quatro turnos semanais, utilizando o mesmo espaço físico, mas com horários ajustados para aumentar a capacidade de atendimento. O novo turno será de segunda-feira a sábado.
A estudante Josiele de Souza Pantoja, 25 anos, aprovou o acolhimento recebido no setor de hemodiálise. “Aqui eu me sinto acolhida e confio na equipe. Me sinto tão bem porque todos conversam comigo. O serviço é ótimo. A equipe de Enfermagem é excelente. Sou bem tratada e cuidada”, afirmou a paciente, que realiza o tratamento há mais de dois anos.
O HRPM integra a rede estadual de saúde, sob gestão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A unidade oferece atendimento de média e alta complexidade, sendo referência para a população do Marajó.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó funciona na Avenida Rio Branco, nº 1.266, Centro, em Breves.
