Hospital de Capanema promove manhã de educação ambiental e inclusão para crianças com autismo
Ação no Complexo Hospitalar dos Caetés utilizou horta e jardim sensorial para ensinar sobre energia limpa e preservação através do contato direto com a natureza
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) promoveu, nesta quinta-feira (29), uma programação voltada à sustentabilidade e humanização em Capanema, no nordeste paraense. Com foco na educação ambiental e conscientização sobre energia limpa, a ação envolveu usuários infantis do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) Caetés em atividades lúdicas de plantio e colheita, visando integrar o cuidado clínico à preservação do meio ambiente.
A atividade, fruto de parceria entre o Grupo de Sustentabilidade e o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), envolveu crianças atendidas pelo Natea Caetés e foi promovida na horta e no jardim sensorial do Complexo Hospitalar, com engajamento sensorial, por meio de joguinhos educativos. O momento culminou com o plantio de sementes feita pelos usuários infantis que tiveram contato direto com a terra no plantio e colheita na horta, reforçando o aprendizado de forma lúdica, educativa e inclusiva.
Para o presidente da Comissão de Sustentabilidade, Alexandre Nunes, a iniciativa reforça a importância de ações de sustentabilidade em preservação ao meio ambiente. “Atividades como essas possibilitam que crianças com espectro autista vivenciem o cuidado com o meio ambiente, através de experiências sensoriais, respeitando suas individualidades. O contato com a natureza, o plantio e a abordagem sobre energia limpa contribuem para o desenvolvimento, o aprendizado e a conscientização ambiental de maneira lúdica e acolhedora”, destacou.
A presidente do GTH, Fabiane Costa, ressaltou a importância da parceria com a Comissão de Sustentabilidade para a realização da atividade. “É muito importante proporcionar às crianças com TEA a experiência de sair do ambiente tradicional de terapia e vivenciar um espaço sensorial e ao ar livre, com contato direto com a natureza. Essas ações ampliam as possibilidades de cuidado, aprendizado e interação”, frisou.
Para Mônica Farias da Silva, de 46 anos, mãe de Francisco Alves da Silva Filho, de 15 anos, usuário do Natea Caetés há quase três anos, a ação de sustentabilidade realizada no Complexo Hospitalar dos Caetés foi fundamental para o filho. “É muito importante, principalmente para o meu filho. Esse momento ajuda bastante na socialização com os outros colegas e também permite que eles saiam um pouco da rotina da sala de terapia. Estar em um espaço verde, tendo esse contato com a natureza, faz muita diferença para eles. Foi uma iniciativa muito legal. Parabéns à equipe”, disse ela, que vive em Capanema com a família.
Serviço:
O CHC integra a rede estadual de saúde do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, em Capanema. Mais informações pelo telefone (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito/ Ascom CHC
