Hospital Regional de Conceição do Araguaia participa de evento sobre gestão em emergência
Equipe multidisciplinar representou a unidade em Brasília durante ciclo do Projeto Lean nas Emergências, voltado à qualificação dos serviços garantidos pelo SUS
Uma equipe de profissionais do Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA), no sul do Pará, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), participou do Ciclo 10 do Projeto Lean nas Emergências – GAPE (Gestão de Alta Performance em Emergência), módulo 2, realizado em Brasília (DF), no período de 3 a 6 de fevereiro.
O evento reuniu gestores e profissionais de saúde de diversas instituições do País, promovendo a troca de experiências e o aprofundamento de práticas voltadas ao aprimoramento da gestão e do funcionamento dos serviços de urgência e emergência.
A participação no evento insere o Hospital Regional de Conceição do Araguaia no cenário nacional de boas práticas em gestão hospitalar. Por meio do GAPE, a unidade passa a adotar metodologias de alta performance utilizadas por centros de referência, como os hospitais Israelita Albert Einstein e Sírio-Libanês, ambos em São Paulo (SP), com ênfase na redução da superlotação, otimização do giro de leitos e melhoria do fluxo de atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) no sul do Pará.
A comitiva multidisciplinar que participou do evento foi composta por Jordanna Marielly Maia Azevedo, Dheyme Eveline Silveira Franco e Sebastiana Thaylla F. R. Rodrigues, todas enfermeiras, além de Gustavo Rodrigues Cardoso, analista de sistemas.
Celeridade e qualidade - Segundo Gustavo Rodrigues Cardoso, a participação no ciclo representa um avanço importante para a unidade. “Participar do Ciclo 10 do Lean nas Emergências em Brasília é uma oportunidade de alinhar a tecnologia e os processos assistenciais à gestão de alta performance. Essa imersão nos proporciona uma visão orientada por dados e eficiência operacional. O objetivo é transformar o aprendizado em processos mais ágeis na ponta, garantindo um atendimento mais rápido e de maior qualidade ao paciente, além de otimizar os recursos disponíveis na unidade”, destacou o analista.
O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), em parceria com hospitais de excelência. A proposta é otimizar fluxos assistenciais, reduzir a superlotação, qualificar processos e promover a melhoria contínua da experiência e da segurança dos pacientes atendidos na rede pública de saúde.
Texto: Suellen Santos - Ascom/Sespa
