Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECUPERAÇÃO HUMANIZADA

Referência no Baixo Amazonas, HRMJ transforma rotina de internação com foco na alta segura

Unidade 100% SUS em Oriximiná utiliza tecnologia e atendimento multidisciplinar para celebrar a melhora clínica de pacientes da região

Por Governo do Pará (SECOM)
09/02/2026 14h26
O paciente Wagner e sua esposa, Brenda

O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) vem realizando o processo de alta segura e humanizada para pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A iniciativa tem como objetivo garantir mais segurança ao paciente e proporcionar conforto e esperança durante a transição para a enfermaria ou retorno ao convívio familiar. A alta segura ocorre quando o paciente apresenta estabilidade clínica e melhora da condição que motivou a internação, permitindo a transferência para a enfermaria ou, em alguns casos, o retorno para casa.

O paciente Wagner dos Santos de Azevedo, de 43 anos, natural de Santarém, vivenciou essa experiência após precisar ser transferido para a unidade. “Eu estava em Santarém e precisei de UTI. Vim transferido para o Hospital Menino Jesus e a equipe me acolheu muito bem. Achei super importante essa ação da alta segura”, relatou.

A esposa de Wagner, Brenda Henrique Dias, também destacou o cuidado recebido durante o tratamento. “Foi um tratamento humanizado, com acompanhamento do fonoaudiólogo, fisioterapeuta e toda a equipe envolvida. O sentimento é de gratidão”, afirmou.

Os pacientes internados na UTI são acompanhados por uma equipe multiprofissional durante todo o período de internação. O médico intensivista Fernando Mendes explica que o projeto de alta segura busca garantir a segurança do paciente antes que seja realizada a  transferência para enfermaria.

“O projeto se baseia principalmente na mudança do quadro clínico do paciente que chega em estado grave. A equipe multiprofissional trabalha para reverter esse quadro e, no momento certo, liberar o paciente para a enfermaria com o máximo de segurança possível, avaliando exames e testes físicos. É uma iniciativa maravilhosa do hospital”, destacou.

Wagner e equipe multiprofissional do Hospital

A coordenadora da UTI, enfermeira Yasmin Franco, explica que o protocolo de alta segura começa ainda no momento da admissão do paciente. “O processo acontece desde a entrada do paciente na UTI, quando a equipe multiprofissional avalia exames e define o plano terapêutico. O objetivo é garantir uma recuperação segura e evitar que o paciente precise retornar à unidade em menos de 24 horas”, explicou.

Atendimento humanizado 100% SUS
Entregue à população em outubro de 2024 pelo governo do Pará, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus é referência em atendimentos de média e alta complexidade. A unidade conta com 26 leitos de enfermaria e UTI, além de 24 leitos de acolhimento.

O hospital dispõe ainda de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de assistência social, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia, garantindo atendimento integral e humanizado à população.

Texto: Uéliton Martins