Parceria entre Estado e iniciativa privada promove inclusão em Belém
Por meio do projeto Alimentando Oportunidades, Seaster e Solar Coca-Cola capacitam moradores da Cabanagem em boas práticas de manipulação e geração de renda
Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou, nesta terça-feira (10), na Usina da Paz da Cabanagem, a palestra “Conservação e Rotulagem de Alimentos”, que reuniu 48 participantes. A ação integra o projeto Alimentando Oportunidades, desenvolvido em parceria com a Solar Coca-Cola, com foco na promoção da segurança alimentar e na geração de oportunidades para a população.
Durante a atividade, os participantes receberam orientações sobre conservação adequada dos alimentos, leitura correta de rótulos, além de informações essenciais para ter mais qualidade de vida.
A instrutora do curso, a engenheira de alimentos Isabela da Silva Athaide, destacou a importância acerca da rotulagem de alimentos, com ênfase na leitura e interpretação das informações presentes nos rótulos. “A adequada compreensão da rotulagem é fundamental para a realização de escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes. A rotulagem disponibiliza informações relevantes sobre a composição dos alimentos, incluindo lista de ingredientes, valor nutricional e presença de ingredientes alergênicos, possibilitando que os consumidores evitem alimentos que não atendam às suas necessidades específicas ou preferências individuais. A leitura dos rótulos contribui para a prevenção de doenças e para a manutenção de uma alimentação equilibrada”, ressaltou.
O projeto “Alimentando Oportunidades” oferece capacitações nas áreas de Segurança Alimentar, Aproveitamento Integral dos Alimentos, Manipulação de Alimentos, Rotulagem, Avaliação e Orientação Nutricional, e Boas Práticas para manipuladores de alimentos. A iniciativa busca fortalecer o conhecimento técnico, incentivar o empreendedorismo e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas.
O titular da Seaster, Inocêncio Gasparim, destacou a importância da ação para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão produtiva e à segurança alimentar.
“Estamos levando conhecimento que transforma vidas. Quando capacitamos a população em segurança alimentar e boas práticas, garantimos mais saúde e também criamos oportunidades de geração de renda e autonomia”, afirmou.
