Imagens e plantas tornam ambiente mais acolhedor na Santa Casa
Área de exames de imagens é a mais recente a receber plotagens nas paredes. Cores e formas ajudam a amenizar a ansiedade dos pacientes.
A humanização do ambiente hospitalar contribui com o processo terapêutico do paciente e a qualidade dos serviços de saúde prestados pelos profissionais. Na Santa Casa do Pará, localizada em Belém, a área de exames de imagens é mais um espaço que ganha paredes com formas e cores diferenciadas. Imagens que despertam a atenção dos usuários e tornam o ambiente mais agradável.
Segundo o Ministério da Saúde, essas estratégias mostram a qualificação da gestão em saúde no SUS (Sistema Único de Saúde), fortalecendo vínculos entre usuários e profissionais de saúde.
Isa Cruz, enfermeira da Coordenação de Diagnóstico por Imagem e Endoscopia (CDIE) da Santa Casa, informa que a ideia de "dar vida" às paredes brancas surgiu após perceber a ansiedade dos pacientes que esperavam por exames em uma sala fechada. “O objetivo é humanizar o ambiente e reduzir a ansiedade dos pacientes no setor de exames de imagens. É amenizar o estresse e nervosismo deles, que ficam sozinhos e já sensíveis por conta de alguma enfermidade”, explica a profissional.
Tranquilidade - A plotagem nas paredes trouxe conforto ao ambiente e bem-estar às pessoas, que enxergam paisagens externas, longe de aparelhos. "Além dos vários elogios que temos recebido, percebemos os pacientes mais tranquilos. Humanizar o ambiente e reduzir a ansiedade dos pacientes no setor de exames de imagem é fundamental”, afirma Isa Cruz.
Débora Oliveira, 62 anos, foi fazer exame de imagem, e disse ter ficado encantada com o espaço. “Em 2024, vim fazer uns exames e o local era bem difícil para a gente, que já chega aqui nervosa. Mas agora mudou para melhor. Paisagem bem amazônica, e que faz parte de nossa realidade. O ambiente fica mais leve”, garante a usuária.
Paisagismo - Além de imagens com paisagens nas salas de exames, há plotagens em outras áreas, como o Centro de Cirurgia Pediátrica, com figuras infantis, e Ambulatório de Pediatria. O conforto visual é reforçado com plantas em algumas áreas, como a Casa da Gestante.
Fernanda Lobato, terapeuta ocupacional da Santa Casa, destaca que a aplicação de imagens no ambiente hospitalar torna o ambiente mais acolhedor, tanto para o paciente, quanto para o acompanhante e a equipe profissional. “Eu penso que ele tem essa capacidade de trazer segurança e conforto, e comunicar algo mais afetivo, próximo da realidade do paciente, com informações educativas em saúde, e com isso contribuir para o processo adaptativo do paciente dentro do ambiente hospitalar”, ressalta a terapeuta.
Segundo Maria Belém, diretora de Apoio Técnico e Operacional da Fundação Santa Casa, a coordenação de Diagnóstico por Imagem e Endoscopia passou a investir na ambientação como estratégia de humanização do atendimento. “Com a proposta de aliar tecnologia e cuidado, as mudanças priorizam conforto, bem-estar emocional e uma experiência mais tranquila para quem utiliza os serviços”, completa a gestora.
