CIIR e abrigo estadual promovem alegria e socialização a idosos com bailinho de Carnaval
Parceria entre Centro de Inclusão e Reabilitação e o abrigo Nosso Lar Socorro Gabriel levou música, cores e integração a idosos em acolhimento
Ao som de marchinhas e em meio a uma explosão de máscaras e plumas, o salão do abrigo Nosso Lar Socorro Gabriel entrou no clima da folia na manhã desta sexta-feira (13). Idosos residentes na unidade que, assim como o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), é vinculada ao governo do Estado, participaram da segunda edição de 2026 do projeto “Vô com Arte”, iniciativa mensal desenvolvida pelos profissionais de Arte e Cultura, sempre com temáticas variadas.
A ação levou um bailinho de carnaval à Unidade de Acolhimento à Pessoa Idosa, administrada pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). A programação contou com cortejo carnavalesco, desfiles com máscaras e adereços inspirados em tradicionais concursos de “rainhas” e “reis” dos desfiles.
Idosos acamados também participaram da celebração, recebendo nos quartos a visita da bibliotecária Andreza Leão, da Biblioteca Inclusiva do CIIR, que realizou momentos de contação de histórias.
Temática do “Vô com Arte”
A professora de Dança do CIIR, Hellen Sousa, explicou que a proposta da edição de fevereiro foi utilizar o Carnaval como ferramenta de integração. “Confeccionamos máscaras, fitas e plumas para que, durante o baile, pudéssemos realizar o cortejo e envolver todos. Nossos desfiles incluíram todos os idosos para ninguém ficar de fora desse momento tão alegre e divertido”, destacou.
Segundo ela, o bailinho estimulou a interação social por meio de brincadeiras e escolhas simbólicas, como a idosa mais animada e a mais bem caracterizada. A iniciativa busca fortalecer vínculos, romper a rotina e valorizar a alegria de viver. Hellen ressaltou ainda que a dança é essencial para o envelhecimento ativo, pois contribui para a mobilidade e a socialização, sempre respeitando os limites de cada participante, inclusive com desfiles em cadeiras de rodas quando necessário.
Parceria fortalece interação social e bem-estar
A gerente do abrigo, Aline Cordeiro, afirmou que a atividade marcou o encerramento da programação da Semana do Carnaval na unidade. “É um dia muito esperado pelos nossos idosos. O CIIR já nos acompanha ao longo dos anos, e essa parceria é fundamental para o convívio social e o desenvolvimento deles”, ressaltou.
Há quase dois anos, segundo Aline, as equipes realizam ações contínuas de socialização e reabilitação, fortalecendo laços de amizade com os residentes, que aguardam com expectativa cada encontro.
Participantes compartilham experiência – Para Maria José Félix, 72 anos, o momento foi especial. “Achei muito legal o bailinho, porque eu nunca tinha brincado no Carnaval aqui no Pará. Só em Teresina, no Piauí, eu participava. Esse momento me trouxe muita alegria”, contou, lembrando que sempre gostou de dançar e aproveitar as festas carnavalescas.
Aos 82 anos, Raimundo Coutinho também aprovou a programação. “Gosto de Carnaval. Toda festa assim é boa”, disse. Ele relatou que participa sempre que pode e que, quando não consegue ir até o salão, recebe incentivo da equipe. Sobre o sentimento de integração, resumiu: “Foi ótimo. Ótimo mesmo.” Mesmo com limitações, Raimundo afirmou que o evento reacende o clima carnavalesco e reforça o sentimento de pertencimento.
Iniciativas como o projeto “Vô com Arte” reforçam o compromisso do CIIR de ir além da reabilitação clínica, investindo em cultura, convivência e bem-estar. Com ações que estimulam arte e socialização, a instituição fortalece a cidadania e contribui para uma rede de proteção mais humana e integrada no Estado.
Referência no atendimento a PcD
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade à Pessoa com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, bairro Val-de-Cans, em Belém.
Texto: Ascom/ CIIR
