Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Ouro para produtores paraenses confirma que amêndoas de cacau do Pará estão entre as melhores do mundo

Leomar Vieira, de Medicilândia, e Gilmar Batista, de Uruará foram premiados na Holanda. O representante da Bahia também ficou entre os ganhadores, consagrando uma tripla vitória do cacau do Brasil

Por Rose Barbosa (SEDAP)
20/02/2026 14h42
A equipe da Sedap integra a comitiva do Pará que participou de ampla programação na Holanda

Os produtores da Região de Integração do Xingu, Leomar Vieira, de Medicilândia, e Gilmar Batista, de Uruará, conquistaram o ouro no concurso de melhor cacau do mundo. A premiação foi realizada nesta sexta-feira (20) , em Amsterdã, na Holanda. O representante da Bahia, Agrícola Cantagalo, também foi agraciado entre os melhores, consolidando uma tripla vitória ao Brasil.   

O "Cacau de Excelência" reúne as 50 melhores amêndoas do planeta e faz uma seletiva de quais são as "melhores entre as melhores".  O certame ocorre a cada dois anos.  A premiação é dividida por continente. Os  produtores Leomar e Gilmar, mais o representante da Bahia, concorreram na categoria que premiou as melhores amêndoas cultivadas na América do Sul, se juntando aos vencedores dos demais continentes.

Os produtores Leomar, de Medicilândia, e Gilmar, de Uruará, conquistaram o ouro na Holanda e reafirmaram a soberania do Pará entre as melhores amêndoas de cacau do mundo.

"Com essa conquista, os nossos produtores ficaram entre os melhores do mundo. Estamos muito felizes com esse reconhecimento e já tínhamos plena convicção que as amêndoas produzidas por eles sairíam daqui com medalha de ouro", disse o coordenador do Procacau da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Ivaldo Santana, que integra a comitiva que acompanha os produtores na Holanda. 

Ele explicou que a cada ano, mil novos produtores se incorporam à cadeia do cacau no Pará. "O apoio do Governo do Estado e do Funcacau ajuda a levar os produtores a eventos nacionais e internacionais. Foram duas medalhas de ouro. Logo após o anúncio do prêmio, [os vencedores] já foram procurados por compradores", observou.

Conquista - Durante entrega da premiação, Gilmar Batista destacou o feito e disse que a vitória, na verdade, foi dos  pequenos produtores brasileiros que não teriam êxito sem o apoio das familias. "É muito importante representar o nosso Estado e mostrar a nossa qualidade na produção de cacau fino, de amêndoa de qualidade. O Pará é muito forte nisso. É importante ressaltar o apoio do Governo do Estado. Sem esse apoio não conseguiríamos vir. É importante continuar nos apoiando e no futuro virão novas conquistas a esse Estado". 

O colega de ofício e também vencedor, Leomar, ressaltou o apoio da esposa Míriam - que também já ganhou em edições anteriores a premiações de melhor amêndoa - e falou da importância do apoio do Funcacau e do Governo do Estado, por meio da Sedap. 

"Agradeço a Deus e à minha esposa. Esse prêmio é de grande importância ao nosso município, ao nosso Pará e ao Brasil. Me orgulho de ser um produtor e ganhar um prêmio nesse nível. O apoio do Governo do Estado e do Funcacau foi fundamental, nos ajudando a chegar a um evento desses. Ter essa parceria é muito importante. Agrega valor à nossa região", disse. 

O Cacau de Excelência ocorre a cada dois anos sendo a mais importante competição do segmento do mundo

Além da premiação, a comitiva mista, composta por representantes do Governo estadual, dos agricultores e da Cooperativa Central de Produção Orgânica da Transamazônica e Xingu,  participou de programação com rodada de negócios, feira do chocolate e visita a fábricas de chocolate de Amsterdã.