Apreensão de madeira ilegal mobiliza equipes da Base Fluvial do Baixo Tocantins
Cerca de 700 metros cúbicos de madeira em tora estavam sendo transportados sem a documentação de procedência legal
Equipes da Base Integrada Fluvial Baixo Tocantins, localizada em Abaetetuba, Nordeste paraense, apreenderam na última quinta-feira (15) uma carga de madeira ilegal durante patrulhamento de rotina no Rio Maiatuaru, às proximidades da Vila Maiauatá, município de Igarapé-Miri. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Grupamento Fluvial de Segurança (GFlu).
“Essa apreensão demostra o quanto é importante a presença das base fluviais integradas nos rios do nosso Estado, especialmente por estarem localizadas em regiões estratégicas, a exemplo da Base Baixo Tocantins, em Abaetetuba, onde realizamos mais essa apreensão de madeira. A fiscalização constante com a presença das nossas equipes policiais garantem uma maior segurança e uma maior proteção aos crimes ambientais”, ressaltou o titular da Segup, Ed-lin Anselmo.
Durante a fiscalização, os agentes abordaram o rebocador “Netuno V”, que transportava duas balsas atreladas, com aproximadamente 700 metros cúbicos de madeira em tora.
Ao ser abordado, o comandante da embarcação admitiu aos agentes que não possuía a documentação de procedência legal do material. Ele informou ainda que o destino final do carregamento seria a cidade de Moju, na mesma região.
Encaminhamento e destinação
Diante do crime ambiental, a carga foi imediatamente apreendida. Fiscais ambientais, sob a orientação do Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e dos agentes de Polícia Civil, registraram o Auto de Apreensão.
A madeira deverá ser destinada ao município de Igarapé-Miri, por meio de um Termo de Depósito ou Doação. A ocorrência prossegue para outras providências.
Texto: Walena Lopes / Ascom Segup

