Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO, EMPREGO E RENDA

Seaster promove encontro pra debater a Gestão do Trabalho no Sistema Único de Assistência Social

Por Camila Santos (SEASTER)
27/03/2024 19h02

Entre os dias 26 e 27, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou um encontro com o tema 'Gestão do Trabalho no SUAS', que reuniu trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social para discutir o planejamento, a organização e a execução das ações relativas à valorização do trabalhador, assim como a estruturação do processo de trabalho.

Durante o evento, a Secretaria também promoveu a cerimônia de posse do Núcleo Estadual de Educação Permanente do SUAS e a composição da Mesa de Negociação e Gestão do Trabalho do SUAS no Pará.

Marcilio Marquezine, coordenador geral da gestão do trabalho e educação permanente, da Secretaria Nacional de Assistência Social, ministrou algumas palestras durante o evento e destacou a importância da iniciativa precursora entre os estados.

“Este evento é muito importante para fortalecimento da gestão do SUAS aqui no Pará. O Governo Federal tem apoiado todos os estados na construção de ações efetivas de valorização e fortalecimento dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, e hoje implementar a mesa estadual de negociação é abrir aqui um grande espaço de construção coletiva entre governo e trabalhadores. Aqui no Pará, sendo a primeira mesa do Brasil, é possibilitar uma discussão mais efetiva e de grande relevância”, destacou.

As mesas de negociação permanente são criadas partindo do entendimento de democratização das relações de trabalho, no qual a participação do trabalhador é entendida como fundamental para o exercício dos direitos de cidadania e melhoria da qualidade dos serviços. Tem como representações a gestão, membros sindicais e os conselhos.

Já o Núcleo Estadual de Educação Permanente, cabe diagnosticar as competências e as necessidades de qualificação dos membros dos conselhos de assistência social, dos trabalhadores e dos gestores do SUAS.

“Estamos debruçados, trocando experiências com outros estados, com o representante da Educação Permanente do Governo Federal que está aqui, para aprimorar o trabalho já desenvolvido. Realizar a posse da mesa de negociação, que faz a intermediação entre os trabalhadores e a gestão é um marco. Vale ressaltar que é a primeira mesa do Brasil que está sendo instaurada. É mais uma vez reforçar o compromisso do governo do estado, da Seaster, com a politica de assistência social e com os trabalhadores que compõem o SUAS no Pará”, reforçou a diretora de assistência social da Seaster, Nazaré Cruz.