Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO INTEGRADA
English Version

Agentes de segurança mantêm monitoramento no segundo dia da Cúpula de Líderes

O trabalho das forças de segurança federais, estaduais e municipais garante o deslocamento seguro dos participantes do evento internacional em Belém

Por André Macedo (SEGUP)
07/11/2025 18h48

O trabalho integrado das forças de segurança pública continuam nesta sexta-feira (7), em Belém, com o monitoramento no segundo dia da “Cúpula de Líderes”, que reúne chefes de Estado, vice-presidentes e ministros de diversos países antes da Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas (COP30), da Organização das Nações Unidas (ONU). As ações consistem no acompanhamento de comboios de deslocamentos até o local do evento, no Parque da Cidade.

Monitoramento constante em uma operação que reúne diversos órgãos de segurança

Do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Bairro do Marco, que integra as instalações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), monitora as escoltas de autoridades a partir da Central de Escoltas. Ainda no local, em outra sala, os agentes fazem o monitoramento dos bloqueios de vias.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, acompanhou o trabalho das forças e destacou o empenho integrado dos órgãos. “Estamos no nosso Centro de Comando de Controle acompanhando o segundo dia da Cúpula de Líderes. Tudo transcorrendo conforme o previsto. As autoridades já dentro do ambiente da COP para as discussões, e tudo caminhando conforme nosso planejamento com todas as forças de segurança integradas, para que a gente possa entregar aquilo que foi programado”, informou.

Integração - A Central de Escoltas, coordenada pela PRF, atua em conjunto com o Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Polícia Federal, Polícia Militar, Detran, Segbel e Guarda Municipal de Belém. A partir da Central, as equipes acompanham as câmeras de monitoramento, analisam o desempenho das operações e coordenam o deslocamento de delegações.

A coordenação integrada tem sido muito positiva, avaliou o coordenador da Central, inspetor da Polícia Rodoviária Federal Alan Vasconcellos. Segundo ele, “contamos com a participação de todos os órgãos previstos para o cumprimento desta missão, o que tem sido muito produtivo. A integração tem ocorrido de forma objetiva, permitindo a resolução de eventuais desafios da operação. Já estamos no final do segundo dia, e conseguimos realizar o transporte das autoridades conforme o esperado. As agências dentro do aeroporto já embarcaram e retornaram aos seus países de origem. Agora, estamos na reta final, com o encerramento das atividades previsto para o dia 9, quando as últimas autoridades internacionais se deslocarão para seus países”, explicou.

A Central, além das escoltas, atua em bloqueio de áreas e reforço operacional para as autoridades. Neste sentido, as estruturas que o Governo do Pará disponibilizou, incluindo o CICC e outras bases, tem sido fundamental para o suporte da operação, acrescentou Alan Vasconcellos.

Trajeto das autoridades é acompanhado nos Centros de Comando e Controle

Bases de comando – As principais bases de segurança estão distribuídas próximas à Base Aérea de Belém, ao Porto de Outeiro e nos principais corredores de acesso ao Parque da Cidade. O Centro Integrado de Operações (CIOp) opera 24 horas, com reforço no efetivo, monitorando 417 câmeras nas ruas da capital e outras 30 dedicadas exclusivamente à COP30. O sistema também integra as imagens e acionamentos dos totens de segurança espalhados pela Região Metropolitana de Belém.

Na Avenida Dr. Freitas, esquina com a Avenida Duque de Caxias, a Segup instalou o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que acompanha as imagens em tempo real e mantém comunicação direta com as equipes em campo. Já no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (Cicce), no Bairro do Marco, funciona o Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (Cesir), coordenado pela Polícia Federal, em conformidade com a Doutrina Nacional de Atuação Integrada (DNAISP).