Programa Capacita COP30 transforma vidas e alcança quase 46 mil certificações
Iniciativa do Governo do Pará preparou a população para as oportunidades gerada pela conferência ambiental, e dá origem ao 'Capacita Pará", com mais cursos e maior abrangência
O Programa Capacita COP30 encerrou a oferta de cursos com quase 46 mil certificações emitidas, consolidando-se como uma das maiores iniciativas de qualificação profissional já realizadas no Estado. Criado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Programa preparou a população para as oportunidades geradas pela 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em Belém de 10 a 21 de novembro.
Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica, Victor Dias, o Programa foi um dos pilares da preparação do Pará para receber o evento global, unindo qualificação, inclusão e cidadania. “O Capacita COP30 é mais do que um programa de cursos. É uma ferramenta de transformação social. Preparamos o Pará para receber o mundo, mas, acima de tudo, preparamos os paraenses para o futuro. Cada pessoa certificada é uma história de superação e crescimento”, destacou.
Os cursos gratuitos foram ofertados em áreas estratégicas, como turismo, hospitalidade, sustentabilidade, idiomas, produção alimentícia e economia verde, em parceria com várias instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Cielo e Coca-Cola.
Transformação e oportunidades - Entre os milhares de beneficiados está Victoria Barros Esteves, moradora de Belém, que viu na iniciativa uma oportunidade de transformação pessoal e profissional. "Vi uma matéria sobre o Programa e busquei mais informações. Escolhi o curso de Hotelaria e Meios de Hospedagem, por ser uma área que vem crescendo muito na cidade. A experiência foi maravilhosa: os professores, a troca com os colegas e o conteúdo foram incríveis. Logo após a conclusão, consegui uma vaga em um hotel de Belém. Eu estou muito feliz e realizada com essa oportunidade, e com a chance de conhecer novas culturas”, contou.
O coordenador do Programa, Andrey Rabelo, ressaltou que os resultados alcançados refletem o esforço conjunto entre o governo e as instituições parceiras. “Cada certificado representa uma nova oportunidade. Nosso foco sempre foi garantir que os cursos tivessem aplicabilidade imediata, para que os participantes pudessem ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho. O impacto do 'Capacita COP30' vai muito além da COP. Ele cria uma cultura de aprendizado e valorização profissional, que vai permanecer no Estado”, afirmou.
Encerrado com resultados expressivos, o "Capacita COP30" agora dá origem ao "Capacita Pará", nova fase da iniciativa, que ampliará o alcance das ações com mais cursos, novas áreas de formação e maior abrangência nos municípios paraenses, consolidando o compromisso do Governo do Pará com o desenvolvimento humano e sustentável.
