Pará ingressa na High Ambition Coalition e reforça liderança ambiental na COP30
Estado é o mais novo membro da força tarefa de governos subnacionais da High Ambition Coalition (HAC)
O governo do Pará oficializou, neste sábado (15), sua adesão à High Ambition Coalition (HAC), iniciativa internacional que reúne países e governos comprometidos com a proteção de pelo menos 30% das áreas terrestres e marinhas do planeta até 2030, a chamada Meta 30x30, definida no Marco Global da Biodiversidade de Kunming - Montreal.
Representando a Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), a secretária adjunta de Água e Clima, Renata Nobre, destacou que o ingresso do Pará reforça uma agenda ambiental estadual construída de forma contínua e robusta nos últimos anos.
“O Estado do Pará já tem, nos últimos cinco anos, uma agenda muito intensa. O ritmo está muito forte porque entendemos que precisamos avançar. Somos um Estado rico em biodiversidade e soluções climáticas”, afirmou.
Renata ressaltou que o Pará trabalha para garantir que a proteção ambiental caminhe junto com justiça social e valorização das comunidades que vivem na floresta.
“Aqui, as pessoas moram na floresta. Aqui, a floresta é território de vida, temos comunidades tradicionais que a protegem com suas próprias vidas e isso precisa ser reconhecido”, pontuou.
A secretária adjunta lembrou também os avanços recentes do Estado em regularização ambiental e na ampliação de áreas destinadas à conservação. Ela destacou ainda que o Pará possui a meta mais ambiciosa do país em restauração: 5,6 milhões de hectares até 2030.
“A gente não estava trabalhando visando a COP. A COP veio e a gente estava com tudo pronto para mostrar”, ressaltou a secretária adjunta.
A cerimônia contou com a presença de Jason Naud, chefe do Escritório de Representação do Quebec no Brasil e co-coordenador internacional do Grupo de Trabalho da HAC ao lado da Califórnia. Naud ressaltou que a entrada do Pará fortalece a governança global pela biodiversidade.
“Este é um momento de celebração, não apenas para o Pará, mas para todos os comprometidos com a proteção da biodiversidade do planeta. Ao ingressar neste grupo, o Estado demonstra liderança notável e envia uma mensagem poderosa: os governos subnacionais são essenciais para alcançar as metas globais”, afirmou.
Ele destacou ainda que o Pará se junta a uma rede crescente de governos ambiciosos — entre eles Escócia, Catalunya, Califórnia, Massachusetts, Ile-de-France, Nova Jersey e Cross River (Nigéria).
“Planejamos, regulamentamos e aplicamos diretamente a proteção da biodiversidade no território. Até dois terços das metas do Marco Global da Biodiversidade dependem da atuação de governos como nós. A participação do Pará amplia nossa capacidade de gerar impactos reais”, completou.
Jason Naud afirmou que espera que a entrada do Pará inspire outros estados brasileiros a aderir ao esforço global.
“Podemos alcançar resultados transformadores para as pessoas, para a natureza e para as futuras gerações. Parabéns ao Pará por se juntar a este esforço tão crucial”.
Com a adesão, o Pará passa a integrar oficialmente as discussões estratégicas da HAC para proteção da biodiversidade, compartilhando experiências, metodologias, ferramentas e projetos com governos de todo o mundo. O ingresso ocorre no momento em que o Estado consolida sua política climática e apresenta resultados durante a COP30, em Belém.
