Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa realiza programação especial para fortalecer o aleitamento materno

Dia 14 no Shopping Bosque Grão Pará acontecerá evento de incentivo à amamentação denominado ‘Amamentaço’ voltado para mães lactantes 

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
11/08/2021 16h34

O Governo do Estado, por meio da Fundação Santa Casa e da Sespa, realiza uma série de ações por ocasião do Agosto Dourado, campanha nacional que objetiva fortalecer o aleitamento materno, dentro e fora dos hospitais públicos. Referência materno infantil e a maior maternidade do Pará, a Santa Casa tem também um dos maiores bancos de leite humano do Norte do Brasil.

A Santa Casa vem realizando ações em diversos setores do hospital, para despertar nas pessoas a importância da amamentação, o que inclui palestras e rodas de conversas nas enfermarias juntos às mães e acompanhantes.

Vanda Marvão, nutricionista da coordenação do Banco de Leite Humano da Santa Casa, diz que o Agosto Dourado reforça o trabalho para informar da importância do aleitamento materno, como essa mamãe e seu bebê podem resolver suas dificuldades com o aleitamento.

“Nossa responsabilidade é despertar os profissionais de saúde e chamar a atenção dos órgãos públicos sobre a importância do aleitamento, além de divulgar à população sobre a participação das mães e bebês neste processo. Mobilizando as pessoas para que elas protejam a amamentação enquanto família, enquanto sociedade, para evitar que ocorra o desmame precoce naquele momento em que a mãe passe por alguma dificuldade, que ela saiba procurar ajuda nos Bancos de Leite”. Reforça a nutricionista.

Para o presidente da Fundação Santa Casa Bruno Carmona, o Banco de Leite da instituição, além de ser um dos centros de referência em aleitamento materno, conta com uma grande parceria com o Corpo de Bombeiros no projeto que faz a captação do leite nas casas das doadoras.

“Um dos nossos grandes objetivos aqui é aumentar a captação do leite humano para ajudar nossos recém-nascidos internados no hospital e seguir o processo de amamentação exclusiva até os seis meses de vida da criança. Os nossos bebês que estão dentro das UTIs e UCIs neonatais e que precisam desse leite que é o melhor medicamento, é o melhor alimento que pode trazer a melhoria para aquela criança e fazer com que ela retorne ao seu lar com a sua mãe, o mais breve possível”. Enfatiza Bruno Carmona.

Agosto dourado – O evento foi criado em 1992, com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite humano, garantindo assim melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo. O tema da campanha deste ano é  “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”. Para marcar o encerramento da semana haverá o ‘Amamentaço da Santa Casa do Pará’, que acontece neste sábado (14 de agosto), das 10h às 16h, no Shopping Grão Pará (Avenida Centenário – Benguí).

Adriana Moreira, gerente da assessoria de controle de infecção hospitalar (ACIH), ressalta a importância do ‘Amamentaço’ e os cuidados que serão tomados no evento.

“A realização desse evento é importante exatamente por resgatar a promoção da amamentação e o fortalecimento do vínculo mãe/bebê, sem deixar de ser praticado com a segurança que o momento necessita. Por isso, o evento seguirá com todas as medidas necessárias de segurança, mantendo o distanciamento mínimo distanciamento entre as mães, com o uso obrigatório de máscaras e uso de álcool gel para higienização das mãos em momento oportuno, além de contar com uma equipe de apoio que estará orientando sobre amamentação segura em época de pandemia." Ressalta Adriana.

Programação:

1º piso – Em frente à praça de alimentação

10h30 - Abertura (Apresentação do Banco de Leite Humano) – Vanda Marvão (FSCMP), Vima Hutim (SOPAPE/ FSCMP), Ana Guzzo (SESPA/CESAC);

11h00 – Dance Mãe e Bebê.

11h15 – Amamentaço.

11H30 – Roda de Conversa: Desenvolvimento infantil em crianças de 0 a 2 anos e o aleitamento materno. Dra Camila Macêdo (Pediatra/Instituto Casula), Karina Medrado (Neuropsicóloga/Instituto Casula), Jéssica Gripp (Nutricionista/Instituto Casula);

12h30 – Almoço

14h00 – Fala sobre a importância do Aleitamento materno e doação de leite humano – Bruno Carmona (presidente da Fundação Santa Casa), Maria Belém (Diretora de Apoio Técnico e Operacional da Santa Casa);

14h30 – Roda de Conversa: Promoção do aleitamento materno, redes de apoio, proteção legal e direitos de amamentar em público. Laís e Louise Sandres (Grupo Colo de Mãe), Wendy Cardoso (Grupo Lactentes pela Vacina), Thais Torres (Mamãe Fulltime), Carlena Figueiredo (Bombeiro Militar –Projeto Bombeiros da Vida);

15h30 – Amamentaço.

15H45 – Encerramento – Música ao vivo com Nelinho Brasil e Sessão de Fotos.

Paralelamente ao evento acima, acontecerá outras atividades no Piso Térreo do Shopping (hall abaixo da escada rolante): Musicalização; Ambiente sensorial para bebês e/ou crianças; Introdução alimentar na prática; Importância da ludicidade na 1ª infância; Brincadeiras para estimular o cérebro (crianças até 2 anos de idade); Oficina de primeiros socorros para pais e cuidadores; Ateliê de arte.

Serviço

De acordo com a Santa Casa, para se cadastrar para ser uma doadora no Banco de Leite Humano e para doar frascos para o armazenamento de leite doado, deve-se ligar para (91) 4009.0375 / 4009.2212 / 4009.2311 ou para 9889.96326 (WhatsApp e telefone), das 8h às 18h.