Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Sefa apreende carreta com manganês ilegal em Carajás

Minério apreendido no Km 9 da rodovia Transamazônica tinha como destino a cidade mineira de Sete Lagoas

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
03/09/2021 09h16

Servidores da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em Marabá, apreenderam, na última quinta-feira (02), uma carreta com 32 toneladas de minério, oriunda de Senador José Porfírio, no Pará, com destino à cidade mineira de Sete Lagoas.

A apreensão ocorreu no km 9 da rodovia Transamazônica, sudeste do estado.  A equipe de fiscalização abordou a carreta que transportava manganês, e na verificação da documentação percebeu-se a falta de  idoneidade da empresa e da documentação. “Além da empresa ser uma madeireira, e não exercer a atividade de comercialização de minério, foi constatada a simulação do pagamento do ICMS, e a ilegalidade do produto”, explicou o coordenador da unidade fazendária, Gustavo Bozola.

“Como a mercadoria é ilegal, a Sefa não fez autuação referente ao ICMS, e comunicou à autoridade competente para entregar a mercadoria. De imediato acionamos a Polícia Federal, com quem temos uma parceria na fiscalização, e a carreta foi encaminhada para as medidas cabíveis”, concluiu o fiscal de receitas.