Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Uepa e Detran realizam programação da 'Semana Nacional de Trânsito'

Rvento tem como público, pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais interessados no tema. Para participar, basta acessar o site do evento e preencher o formulário

Por Governo do Pará (SECOM)
21/09/2021 14h30

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran -PA), inicia nesta quarta (22), uma programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito (SNT). O tema da edição deste ano é: "No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas". A SNT é prevista pelo Código Nacional de Trânsito e segundo a organização, este ano, a escolha do tema busca dar enfoque à responsabilidade como elemento principal no trânsito, levando mais segurança e educação para toda a sociedade. Salvar vidas e construir um trânsito mais humano e seguro é objetivo dessa programação anual.

As professoras Diana ferreira, Ceila Ribeiro, Elizabeth Oliveira e Jacirene Vasconcelos (da esquerda para a direita), integrantes do GeppemDevido à pandemia de Covid-19, a Uepa, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (Geppem), irá promover transmissões ao vivo sobre a temática geral. Durante as lives, o Geppem também vai discutir e vivenciar na prática, momentos de contação de história, como estratégia pedagógica no trabalho de educação para o trânsito. O evento será transmitido pelo canal do YouTube do GEPPEM. 

Segundo Diane Ferreira, líder do Geppem, dentro do grupo de estudos há o projeto de extensão Pedagogia em Movimento, Educação para o Trânsito em Belém do Pará, que surgiu a partir das vivências de estágio em ambiente não escolar, que começou no Detran, em 2008. “Desde o início essa parceria, vem oportunizando muitos conhecimentos e produções acadêmicas e, desde 2015, a Uepa, por meio do projeto de extensão, tem contribuído com ações locais referentes à Semana Nacional de Trânsito”, relembra Diane. 

O evento tem como público, pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais interessados no tema. Para participar, basta acessar o site do evento e preencher o formulário. A carga horária será de seis horas e ao final da programação será feita a emissão de certificado aos participantes. 

Gabriel Ferreira, aluno do curso de licenciatura em Pedagogia da Uepa, conta que conheceu o projeto de extensão no primeiro ano de estudo e se apaixonou tanto pela educação no trânsito, que decidiu realizar trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre o tema. “Meu TCC é sobre educação no trânsito para jovens e adultos, pois esse assunto muitas vezes é tratado apenas com crianças e poucas vezes com esse público adulto, tendo em vista que eles têm experiência no trânsito, mas não tem o conhecimento devido”, declara. 

Texto: Larissa Silva (Ascom/Uepa)