Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDEDORISMO

Seaster divulga edital para a participação de artesãos 14º Salão de Artesanato em Brasília

Por Camila Santos (SEASTER)
21/09/2021 17h10

Com o objetivo de fortalecer o trabalho de artesãos do Pará, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), tornou público, na segunda-feira  (20), o edital de seleção para o 14º Salão de Artesanato Raízes Brasileiras, evento que reúne artesãos de todo o Brasil e do exterior, para exposição e comercialização de suas peças na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, em Brasília, de 27 a 31 de outubro.

As inscrições já estão abertas e encerram na próxima quarta-feira (23). Os interessados devem acessar o edital de chamamento público que se encontra no site da Seaster, preencher o formulário anexado ao edital e seguir as demais solicitações exigidas, conforme a categoria de inscrição. O edital contempla oito vagas vagas, sedo que 05 estão voltadas para membros de entidades representativas, 02 para artesãos individuais e 01 para artesãos reconhecidos como Microempreendedor Individual (MEI). 

O processo de seleção dos candidatos será realizado por uma equipe encarregada de avaliar as imagens dos produtos, bem como os demais materiais e informações exigidas no processo de inscrição, através de um sistema de pontuação que considera, dentre outras exigências, o valor cultural, tradicional, criativo e ambiental da produção.

A Coordenadora de Empreendedorismo e Economia Solidária da Seaster, Silvia Baeta, reforça a importância da participação dos profissionais artesãos em eventos como o proposto pelo Salão: “Este tipo de evento é muito importante para nossos artesãos, pois oferece a eles uma ótima oportunidade para exporem suas peças, abrindo novos contatos de negócios com clientes e lojistas. Geralmente as feiras tem um público fiel, o que permite que eles fechem novos negócios a longo prazo. Por fim, esses eventos ainda proporcionam aos artesãos a troca de experiência com profissionais de todo e Brasil”, pontuou.

O Governo do Estado, por meio da Seaster, incentiva constantemente o trabalho de artesãos do Pará através da Coordenaria de Empreendedorismo e Economia Solidária, por meio de assessoramento técnico, apoio e fortalecimento de mercado, além do incentivo voltado para diversos empreendimentos com foco na geração de renda.

“O trabalho da Seaster fica em impulsionar o empreendedorismo como uma ferramenta importante para alcançar o sucesso por meio da geração de renda. Somos a engrenagem para mais de 4.371 artesãos cadastrados atualmente. Do mês de julho até aqui, trabalhamos com eles o fomento de seu trabalho através de formações com oficinas de vitrinismo, atendimento ao público, gestão de negócios e precificação. Assim, nós os preparamos e lapidamos para o mercado de trabalho”, conclui Silvia.

*Com colaboração de Yuri Granha.